BLOG

Dia mundial da osteoporose

No dia 20 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Osteoporose, uma campanha anual dedicada à consciência, prevenção e tratamento desta doença. O conceito da campanha iniciou-se em 1996, através da Sociedade Nacional do Reino Unido. A partir do ano seguinte, a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF, em inglês) passou a organizar este movimento e, alguns anos depois, a Organização Mundial de Saúde (OMS) também se juntou à campanha como colaboradora.
A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da densidade e da qualidade óssea, facilitando a ocorrência de fraturas. No mundo, são acometidos por essa doença 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos.
Alguns fatores podem aumentar o risco da perda de massa óssea ao longo dos anos, como: a idade, o sexo, a etnia, o peso corporal, as fraturas anteriores, o tabagismo, o álcool, o sedentarismo e a alimentação inadequada. Por exemplo, mulheres de etnia branca, em menopausa ou idade acima de 50 anos apresentam 15% de risco do aparecimento da osteoporose.
Durante toda a vida, desde a infância, a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável, completa e balanceada são fundamentais para a prevenção da osteoporose. Os principais nutrientes envolvidos na saúde óssea são:
– Cálcio: encontrado principalmente no leite, nos queijos e nos iogurtes, na sardinha, e, em menor quantidade, em vegetais verdes escuros, sementes e castanhas. É o principal mineral que compõe e auxilia na manutenção da saúde dos ossos;

 

Osteoporose_imagem 1

– Vitamina D: essa vitamina é essencial para a melhora da absorção de cálcio, fundamental para a composição e saúde óssea. A vitamina D está presente em alguns cogumelos, em peixes como sardinha e salmão, e em seus respectivos óleos, no entanto, só consegue ser produzida de maneira adequada com a exposição regular ao sol.

Osteoporose_imagem 2

Além deles, é essencial ter uma alimentação balanceada, afinal, uma alimentação rica em alimentos variados pode fornecer outros nutrientes importantes para manter ossos fortes e saudáveis como as proteínas, as vitaminas A e K, o manganês, o fósforo, o magnésio e o zinco!

 

Referências bibliográficas:
1. Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo. Dia Mundial da Osteoporose 2015. Disponível em: http://abrasso.org.br/noticia/participe-e-divulgue-o-diamundialdaosteoporose
2. National Osteoporosis Foundation. A Guide to Calcium-Rich Foods. Disponível em: http://nof.org/articles/886
3. NEPA- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação. Tabela brasileira de composição de alimentos. TACO. Campinas: UNICAMP. 2011;4.
4. Wannmacher L. Manejo racional da osteoporose: onde está o real benefício? Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde – Brasil. Terapia de reposição hormonal na menopausa: Evidências atuais. 2004.
5. World Osteoporosis Day 2015. Disponível em: http://www.worldosteoporosisday.org/about