BLOG

A importância do zinco na alimentação dos idosos

Os idosos estão sob risco nutricional como resultado de múltiplos fatores fisiológicos, sociais, psicológicos e econômicos. O declínio natural das funções fisiológicas com a idade leva à menor eficiência na absorção e no metabolismo dos nutrientes. Além disso, nessa fase da vida, há maior incidência de doenças crônicas que, em associação com medicamentos, pode afetar a utilização de nutrientes.
O zinco é um micronutriente que está presente em enzimas, participa do processo de mobilização hepática da vitamina A e atua no crescimento e maturação sexual, funções imunológicas, dentre outras.
A deficiência de zinco é considerada um problema nutricional mundial, pois afeta igualmente grupos populacionais em países desenvolvidos e em desenvolvimento e pode levar à anorexia, que reduz a ingestão de alimentos com repercussões na saúde do idoso, e a dificuldades na reparação de tecidos, que aumenta o tempo de convalescença em estados de doença.
É importante ressaltar que a ausência de zinco na alimentação tem sido associada à ingestão elevada de alimentos ricos em carboidratos, com pequena contribuição de proteína animal, um perfil comum entre idosos devido à menor renda e restrições para obter e preparar as refeições.


A importância do zinco na alimentação dos idosos_tabela 1

(DRI’s, 2002)

 


A importância do zinco na alimentação dos idosos_tabela 2

(USDA, 2013)

Devido à importância funcional do zinco durante o envelhecimento, os programas de atenção ao idoso devem incluir orientação nutricional para alcançar níveis desejados de energia e equilíbrio entre os macronutrientes, com participação de melhores fontes de zinco na alimentação, ou ainda, recomendação do uso de suplementos a fim de alcançar níveis adequados do micronutriente no sangue.
Para os idosos, a nutrição é especialmente importante devido às mudanças fisiológicas relacionadas ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, sendo assim, o atendimento das necessidades de vitaminas e minerais é essencial. Além disso, é importante a refeição apresentar aspectos atrativos como a cor, sabor, aroma e textura, e que seja priorizado o prazer no momento da refeição, atendendo as preferências do idoso.
Referências bibliográficas
1. CHANDRA, R.K. Nutrition and immunity in the elderly. Nutr. Rev., v.12,n.50,1992.
2. MCCLAIN, C.J; MCCLAIN M, B. S, BOOSALIS M.G. Trace metals and the elderly. Clin Geriatr Med. 18(4):801-18, 2002.
3. Nutritional Research Council. Dietary Reference Intakes for Vitamin A, Vitamin K, Arsenic, Boron, Chromium, Copper, Iodine, Iron, Manganese, Molybdenum, Nickel, Silicon, Vanadium, and Zinc. Washington (DC): National Academy Press (USA); 2002.
4. SALGUEIRO M.J; BIOCH M.Z; LYSIONEK A; SARABIA, M.I; CARO,R; PAOLI T.D, et al. Zinc as an essential micronutrient: a review. Nutr Rev. 20(5): 737-55,2007.
5. SANDSTRÔM B. Bioavailability of zinc. Eur J Clin Nut.; 51(Suppl 1):S17-9. 1997
6. United states department of agriculture. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, 2013.
7. WAITZBERG, D. L. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 3ed São Paulo: Editora Atheneu, p.131-134, 2002.
8. CESAR, T.B;WADA,S.R;BORGES,R.G. Zinco plasmático e estado nutricional em idosos. Rev. Nutr.18(3),p357-365,2005.