BLOG

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS NA ATUALIDADE

O  Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA) consiste em pequenas mudanças cotidianas benéficas ao indivíduo, ao meio ambiente e à sociedade como um todo. A prática teve início no Brasil na década de 80, pelo combate à fome e às carências nutricionais; o tema estende-se até hoje e ganha ainda mais força com um novo enfoque mundial na sustentabilidade. Muitas das partes não convencionais e geralmente descartadas dos alimentos como sementes, cascas, entrecascas, folhas e talos, contêm diversos nutrientes e, em alguns casos, em concentrações maiores do que nas partes popularmente consumidas, com destaque às vitaminas, minerais e fibras.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos, porém um dos que mais perde durante a pós-colheita. Estima-se que, no país, 40% das frutas e hortaliças produzidas são perdidas e 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Ao todo, 60% do lixo urbano mundial produzido é de origem alimentar. O desperdício pode ocorrer em diversas fases do processo: produção, distribuição e transporte, estoque, e na própria cozinha ondem serão manipulados. Neste contexto, a falta da prática do AIA pode contribuir para o desperdício de toneladas de alimentos.
Ações como o planejamento da compra para evitar o excesso, optar por alimentos que estão na safra e uma boa higiene e conservação adequada, colaboram com a diminuição do desperdício, sem falar nos benefícios para a economia doméstica.
O AIA pode fazer bem a todos; ganha o meio ambiente e a saúde. Abaixo algumas receitas que trazem formas de utilização dos alimentos para um bom aproveitamento de todas as suas partes.

 
BOLO DE CASCA DE BANANA
Rendimento: 1 hora
Tempo de preparo: 12 porções

Ingredientes
3 bananas-prata
2 gemas
2 xícaras (chá) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de manteiga (mais um pouco para untar a forma)
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 ½ xícara (chá) farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo (mais um pouco para polvilhar a forma)
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 claras em neve

Modo de preparo
– Descasque as bananas, lave as cascas e reserve; corte a polpa das bananas em cubos pequenos;
– No liquidificador, bata as cascas das bananas, as gemas, o leite, a manteiga e o açúcar;
– Em um recipiente, misture o conteúdo do liquidificador, com as farinhas, o fermento e os cubinhos de banana;
– Incorpore as claras em neve misturando delicadamente à mistura;
– Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com farinha, despeje a massa do bolo e leve para assar em forno médio por aproximadamente 45 minutos. Sirva quente ou frio.

 

PÃO DE FOLHAS E TALOS
Rendimento: 1 hora e 45 minutos
Tempo de preparo: 10 porções

Ingredientes
2 xícaras (chá) de folhas e talos picados (espinafre, brócolis, couve-flor, agrião)
1 ovo
1 colher (sobremesa) de sal
4 colheres (sopa) de azeite (mais um pouco para untar)
1 tablete de fermento biológico fresco
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
Tomilho seco a gosto

Modo de preparo
– Em uma panela, cozinhe os talos, cascas e folhas com água; reserve os talos cozidos e 1 xícara de chá da água do cozimento;
– No liquidificador, bata as folhas e os talos cozidos com 1 xícara da água do cozimento; acrescente o ovo, o sal, o azeite e o fermento e bata até ficar homogêneo;
– Em um recipiente, misture o conteúdo do liquidificador com as farinhas e o tomilho, até ficar homogêneo;
– Despeje a massa em uma assadeira untada com azeite e enfarinhada; deixe o pão crescer por 30 minutos;
– Leve ao forno médio por 40 minutos, até ficar dourado. Sirva.

 
Referências Bibliográficas

1. Banco de Alimentos. Disponível em: www.bancodealimentos.org.br. Acesso em 18 de outubro de 2016.
2. Storck, C; Nunes, G; Oliveira, B; Basso, C. Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: composição nutricional, aproveitamento na alimentação e análise sensorial de preparações. Ciência Rural, 43(3), 537-543, 2013.
3. Lelis, M. Aproveitamento integral dos alimentos: saiba como aproveitar melhor os alimentos reduzindo o seu desperdício. A.S sistemas e.book. 1ª edição, 2013.
4. FAO. Global food losses and food waste reduction. Concurrent economic, social and environmental impacts of food loss and waste. Universidade de Boss: Alemanha, 2015.
5. Lipinski, B. et al. Reducing Food Loss and Waste. Working Paper, Installment 2 of Creating a Sustainable Food Future. Washington, DC, 2013.
6. Porpino, G; Parente, J; Wansink, B. Food waste paradox: antecedents of food disposal in low income households. Volume 39, p. 619–629, 2015.