PORTALRGNUTRI

A ARCA DO GOSTO

dezembro 2, 2016

A Arca do Gosto é um catálogo mundial de produtos quase esquecidos e ameaçados de extinção, mas ainda com potenciais produtivos e comerciais reais. Este catálogo identifica, localiza e descreve os alimentos que atendam a critérios de inclusão da Arca, com o objetivo de documentar produtos gastronômicos especiais em risco de desaparecimento.
O nome “Arca” (uma metáfora bíblica para o alimento) e seu conceito foram criados na Itália, em 1996, quando uma Comissão Científica da Arca foi formada e determinou critérios para inclusão de alimentos à lista: qualidades gastronômicas especiais, ligação com área geográfica local, produção artesanal e com caráter sustentável, risco de extinção.
Já no início da formação da Arca, o movimento Slow Food (associação internacional sem fins lucrativos, fundada em 1986, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food) abraçou a causa e iniciou um trabalho de cadastro de centenas de produtos em risco de extinção, todos avaliados pela Comissão da Arca. Outras comissões (de diversos países) foram sendo criadas; em 2006, o Brasil ganhou sua própria Comissão Nacional da Arca do Gosto!
Hoje, a Arca tem mais de 1.000 registros de “riquezas” quase perdidas e luta por sua recuperação. Os itens brasileiros na Arca já somam mais de 80, desde de frutas como o abiu e o buriti; folhas como a jambu e a ora-pro-nóbis; até cereais como o arroz vermelho.
Embarque nessa Arca. Confira mais informações em: http://www.slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto

 

Referências Bibliográficas:
1. Slow Food. Arca do Gosto. Disponível em: http://www.slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto. Acesso em 03 de novembro de 2016.