PORTALRGNUTRI

COZINHA DO BRASIL: SÃO PAULO

dezembro 27, 2016

A cidade de São Paulo é considerada por muitos um dos principais polos gastronômicos do mundo, graças a sua diversidade de opções que podem agradar a todos os gostos. Mas, as raízes da cozinha do estado têm forte identidade e, atualmente, ao lado da cozinha internacional, que já faz parte desta mistura e traz diversas influencias, forma a cozinha típica do estado de São Paulo.
A cozinha paulista teve sua formação iniciada nos primórdios da colonização do Brasil e, como toda cozinha regional, é resultado da mescla cultural de povos que passaram por esta terra.
No início da colonização o território estava marcado por indígenas e africanos, em número pouco expressivo, mas que originaram, através de sua mistura, grande parte da população do interior do estado.
Ao longo do século XVIII, com a descoberta do ouro em regiões mais centrais do Brasil, surgiu a cultura gastronômica dos tropeiros, que viajavam pelo interior em comitivas e buscavam maneiras de melhor conservar os alimentos, como a salga das carnes, a adição de farinha aos alimentos, pontos fortes da cozinha paulista até hoje. Mais tarde, com a expansão cafeeira, já no século XIX, o estado recebeu muitos imigrantes – foram italianos, espanhóis, japoneses, alemães, libaneses. Além disso, os membros da elite cafeeira, ao voltar das viagens ao exterior, traziam as “novidades” de fora.
Alguns dos pratos e preparações desta rica mistura são: bolinhos, caldeiradas e ensopados (elementos da culinária caiçara com forte influência portuguesa); mandioca frita, arroz carreteiro, feijão gordo (com forte traço dos costumes afro-indígenas e da cultura dos tropeiros). E, na capital paulista, é onde a gastronomia toma proporções globais – feijoada, pizza, burrito, lamen, macarrão ou virado; encontram-se pratos internacionais, típicos do estado e, mais recentemente, grande valorização de preparações características de outras regiões do Brasil – na capital da gastronomia tem também acarajé, pato no tucupi e tacacá.

 

Referências Bibliográficas:
1. Prefeitura de São Paulo. Disponível em: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/gastronomia. Acesso em 20 de dezembro de 2016.
2. Correio Gourmand. Cozinhas do Brasil. Disponível em: http://correiogourmand.com.br/info_01_cultura_gastronomica_02_cozinhas_do_brasil_03_sao_paulo.htm. Acesso em 19 de dezembro de 2016.
3. Revista Menu. Sabores da Cozinha Paulista. Disponível em: http://www.revistamenu.com.br/2012/09/19/sabores-da-cozinha-paulista/. Acesso em 20 de dezembro de 2016.