PORTALRGNUTRI

América Latina e Caribe pode ser 1ª região no mundo a erradicar a fome

abril 7, 2017

Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – a erradicação da fome na região da América Latina e do Caribe pode ocorrer por meio do fortalecimento e compromisso político que sustenta o Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, o qual representa a concretização da vontade dos governos em acabar com a insegurança alimentar até 2025.
Aprovado pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em 2015, de modo geral, o projeto promove políticas públicas abrangentes para:
• Reduzir a pobreza;
• Melhorar as condições de vida no campo: a FAO, em parceria com a CELAC, está desenvolvendo um plano para a agricultura familiar e para o desenvolvimento territorial rural, visando à promoção da intensificação sustentável dos sistemas de produção; de contratos públicos e de abastecimento alimentar; de serviços rurais; e de maiores oportunidades para a juventude rural;
• Adaptar a agricultura às condições climáticas;
• Acabar com o desperdício de alimentos;
• Mitigar os riscos de desastres: a FAO elaborou uma Estratégia Regional para a Gestão do Risco de Desastres para a Agricultura e Segurança Alimentar na região, cuja intenção é promover a capacidade de resistência e adaptação dos agricultores através de técnicas agrícolas sustentáveis e gestão de recursos.
Ainda, cabe lembrar que o plano também apresenta preocupação e ações específicas para o controle da obesidade, a qual afeta cerca de 140 milhões de pessoas na região.

 

Referência bibliográfica
1) UN News Centre. Latin America and the Caribbean can make hunger history – UN agricultural agency. Disponível em: http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=56043#.WL6xHW8rLIX