PORTALRGNUTRI

5 Livros Gastronômicos para conferir

abril 14, 2017
Uma lista com 5 livros que tratam o mundo dos alimentos sob diversos olhares para você conferir, se informar e se deliciar!
1. A fisiologia do gosto – Jean Anthelme Brillat-Savarin (1995)
Clássico da literatura gastronômica conhecido como o primeiro livro de gastronomia. Brillat-Savarin relaciona a alimentação com todos os 5 sentidos (visão, audição, paladar, tato, olfato), passeia pela culinária e faz inúmeras reflexões sobre a natureza humana.
2. História da alimentação – sob a direção de Jean Louis Flandrin e Massimo Montanari (1998)
A abordagem desde a pré-história, passando pela idade média até chegar no mundo contemporâneo, engloba as identidades culturais de diversas civilizações. Se você procura conhecer a alimentação sob um olhar histórico completo e com uma pitada de culinária antiga, este é o livro certo.
3. Pequeno dicionário da gula – Marcia Algranti (2000)
Como o nome já diz, este livro faz uma rica reunião de termos gastronômicos. Os verbetes abrangem técnicas, ingredientes, pratos, bebidas e curiosidades da cozinha brasileira e internacional. Uma ótima fonte de consulta para os curiosos amantes da cozinha.
4. Chef profissional – Instituto Americano de Culinária (2012)
Chef profissional é um dos livros mais completos da atualidade. Com técnicas culinárias, receitas, noções sobre segurança alimentar, ingredientes e equipamentos, este livro é reconhecido como a bíblia da gastronomia.
5. Cozinhar: uma história natural da transformação – Michael Pollan (2014)
O jornalista e ativista Michael Pollan nos leva à uma viagem pelos quatro elementos da natureza (fogo, terra, ar e água) para descobrir a sua relação com práticas de cozinha, propondo uma redescoberta de sabores e nos convidando a nos reaproximar do ato de cozinhar.
Referências Bibliográficas:
Brillat-Savarin J.A. A fisiologia do gosto. Cia das letras, 1995.
Flandrin J.L., Montanari M. História da alimentação. Estação liberdade, 2007.
Algranti M. Pequeno dicionário da gula. Record, 2000.
Instituto Americano de Culinária. Chef Profissional. SENAC, 2012.
Pollan M. Cozinhar: uma história natural da transformação, 2014.