PORTALRGNUTRI

SUSTAINABLE

abril 28, 2017

Lançado no ano passado (2016), o premiado documentário “Sustainable” traz uma das questões globais mais discutidas hoje, que divide opiniões e gera grande preocupação: o atual sistema alimentar, mais especificamente o sistema alimentar americano, desde a produção até como e qual alimento chega à mesa. Uma investigação sobre a “crise alimentar” americana, revelando a instabilidade econômica e ambiental do modelo.

“Sustainable” é sobre a terra e as pessoas que trabalham com ela. O fio condutor dessa história é Marty Travis, um fazendeiro de Illinois, que presenciou sua terra e produção passarem pela pressão do grande agronegócio e transformou este fato em incentivo, tornando-se um dos pioneiros no movimento de alimentos sustentáveis em Chicago. O documentário “viaja” pelos Estados Unidos buscando agricultores que estão um ou muitos passos à frente nos métodos de produção sustentáveis, liderando movimentos pela paixão à terra e pela reforma do sistema alimentar.

O documentário é enriquecido e endossado por personalidades importante no mundo da alimentação, como o autor Mark Bittman e os chefs Dan Barber e Rick Bayless, expoentes no conceito da terra à mesa. O agricultor Marty Travis, com sua produção orgânica, abastece centenas de restaurantes e chefs nos arredores de Chicago. Já em 2004, a família Travis fundou o “Spence Farm Foundation”, uma organização dedicada à educação como caminho para a criação de sistemas alimentares saudáveis, impactando agricultores, chefs, profissionais de saúde, estudantes, educadores e outros amantes do alimento.

Vale a pena conferir e pensar sobre o tema tão fundamental.

 

Referências Bibliográficas:
1) Sustainable Food Film. Disponível em: http://sustainablefoodfilm.com/. Acesso em 06 de abril de 2017.
Hourglass Films. Disponível em: http://hourglassfilms.com/portfolio/sustainable-2/. Acesso em 06 de abril de 2017.
2) Spence Farm Foundation. Disponível em: http://spencefarmfoundation.org/about-us/. Acesso em 06 de abril de 2017.