PORTALRGNUTRI

Suplementação de Vitamina D Pode Combater a Fadiga Muscular

maio 12, 2017

A suplementação com vitamina D pode ajudar a melhorar as funções musculares em pessoas com baixos níveis de acordo com uma nova pesquisa: a equipe liderada pelo Dr. Akash da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, promoveu um estudo sobre o consumo da vitamina D com relação à fadiga muscular.
A função mitocondrial tem sido implicada em várias doenças em que a fadiga é uma característica proeminente. A deficiência de vitamina D é uma causa bem reconhecida de fadiga e miopatia. Pesquisas anteriores sugeriram que a vitamina D pode ajudar a reduzir a dor muscular e articular em pacientes com câncer e também poderia ajudar a melhorar a força muscular em pessoas obesas.
Os pesquisadores do estudo administraram uma dose fixa oral de vitamina D por 10 a 12 semanas em 12 indivíduos com deficiência da vitamina. E como resultado verificou-se que o tempo de recuperação da fosfocreatina muscular em pessoas que apresentaram deficiência da vitamina melhorou significativamente após o tratamento. Além disso, todos os participantes relataram melhora nos sintomas da fadiga após a suplementação.
A suplementação com colecalciferol aumenta a fosforilação oxidativa mitocondrial muscular máxima após o exercício, em indivíduos com deficiência de vitamina D sintomática. Esta descoberta sugere que as alterações na fosforilação oxidativa mitocondrial do músculo esquelético poderia ser pelo menos parcialmente responsável pela fadiga experimentada por esses pacientes. No entanto, foi pela primeira vez que demonstraram uma relação entre a vitamina D e as mitocôndrias no músculo esquelético humano.
É evidente o benefício do consumo da vitamina D para melhoria da fadiga muscular, porém, é necessário mais pesquisas para descobrir como ocorre, e se os indivíduos que não possuem deficiência da vitamina também podem se beneficiar com a suplementação.

 

Referência bibliográfica
1. Sinha A, Hollingsworth KG, Ball S, Cheetham T. Improving the vitamin D status of vitamin D deficient adults is associated with improved mitochondrial oxidative function in skeletal muscle. J Clin Endocrinol Metab. 2013 Mar;98(3):E509-13.