PORTALRGNUTRI

RELATÓRIO GLOBAL DE SAÚDE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 2017

junho 23, 2017

O relatório anual World Health Statistic 2017 compila as estatísticas de saúde dos 194 países membros. Este ano, o tema central é o monitoramento da saúde no mundo em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados em 2015. O relatório aborda diversos fatores relacionados à saúde: má nutrição, poluição, mortalidade materno e infantil, natalidade, alcoolismo, acidentes de trânsito e doenças – de HIV, tuberculose à Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. Dentre os tópicos do relatório, estão também ações da OMS e sugestões de ações para os países controlarem e atingirem as metas em todos os fatores. A última parte do relatório tem exemplos de países que tiveram resultados bem-sucedidos em relação às metas dos ODS.
Dos 19 ODS, há dois ligados à alimentação: “fim à má nutrição” e “boa saúde e bem-estar”. Como exemplo ao combate da má nutrição e ao sedentarismo, o relatório sugere ações inter-setoriais, como a melhoria das normas de produtos, espaços públicos e utilização de incentivos financeiros e de informação, envolvendo os setores da educação, da agricultura, do comércio, dos transportes e do planeamento urbano.

imagem

Ainda, com mapas, gráficos e tabelas, o relatório é uma ferramenta importante para todos os setores que lidam com a manutenção e promoção à saúde em qualquer lugar. Consulte!

Referências bibliográficas
1. Estratégias dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: http://www.estrategiaods.org.br/
2. World Health Organization. World health statistics 2017: monitoring health for the SDGs, Sustainable Development Goals. Switzerland, 2017. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/255336/1/9789241565486-eng.pdf?ua=1