PORTALRGNUTRI

IBGE INICIA A PESQUISA DE ORÇAMENTOS FAMILIARES (POF) 2017/2018

julho 7, 2017

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística iniciou em 26 de junho a coleta de dados para a próxima POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), o levantamento mais detalhado e abrangente sobre os padrões de consumo e de renda dos brasileiros. Em diferentes formatos, a POF vem sendo realizada desde os anos de 1970 e detectou as principais alterações nos hábitos de consumo dos brasileiros, como a importância cada vez maior das refeições fora de casa e, mais recentemente, o crescimento do consumo digital, relacionado à popularização da telefonia celular e da internet.

Entre junho de 2017 e maio de 2018, aproximadamente mil agentes de pesquisa irão visitar mais de 75 mil domicílios em cerca de 1.900 municípios de todo o país, para atualizar a lista de gêneros de consumo e a estrutura de ponderação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial de inflação do país.

Pelo seu nível de detalhamento das condições de vida da população, a POF é fonte de informações para pesquisas e estudos acadêmicos de inúmeras instituições e empresas, além de auxiliar o monitoramento de 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além da amostra ampliada, a POF passou a investigar o tema Insegurança Alimentar, que anteriormente integrou algumas edições da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por outro lado, a POF não coletará nesta edição o peso e a altura dos moradores. Nas edições anteriores da pesquisa essas informações demonstraram a redução do déficit de peso e o aumento da obesidade na população brasileira. No entanto, esse tema passará a ser investigado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE e para a futura Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

Os resultados da nova POF 2017/2018 serão conhecidos em 2019 e darão suporte para a atualização da estrutura de pesquisa de índices de preços, para a análise das condições de vida (a partir do consumo e orçamento das famílias), servirão de base para estudos de pobreza e desigualdade, além da segurança alimentar e nutricional (consumo efetivo e análise da disponibilidade de alimentos).

Referência bibliográfica

I. IBGE. IBGE inicia a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017/2018. Disponível em: http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/10448-ibge-inicia-a-pesquisa-de-orcamentos-familiares-pof-2017-2018.html