PORTALRGNUTRI

Os primeiros 1000 dias de vida e a formação dos hábitos alimentares

julho 7, 2017

A formação dos hábitos alimentares é um processo cujo início ocorre durante o período fetal, em que a ingestão alimentar materna influencia a composição química do líquido amniótico. Apesar de ser um processo que perdura por toda a vida, a infância, em especial os primeiros 1000 dias de vida, são uma janela aberta aos mais diversos aprendizados e, portanto, a educação nutricional se faz bastante pertinente e necessária já nesta fase da vida.
Uma das primeiras escolhas feitas pelos pais que já inicia o processo de formação dos hábitos alimentares é optar entre o aleitamento materno ou a fórmula láctea. É essencial que os pais atentem-se que, além de ser o alimento mais completo ao bebê, a percepção de sabores no leite materno é uma das primeiras experiências sensoriais da primeira infância, e parece ter impacto na posterior aceitação de alimentos.
Depois, a transição entre o aleitamento materno exclusivo e a dieta introduzida na infância também é uma oportunidade importante para a introdução de alimentos saudáveis na realidade da criança. Apesar de o comportamento alimentar nesta primeira infância ser caracterizado por uma predisposição genética, com preferência à sabores muito doces, salgados e rejeitar os sabores mais suaves e picantes, os primeiros 1000 dias devem ser um período de estímulos alimentares positivos, já que nesta faixa etária as experiências podem ter impacto significativo por toda a vida do indivíduo. Dessa forma, incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes é fundamental para que se desenvolva um paladar receptivo a estes sabores.
Assim, é importante que os pais e cuidadores explorem este período de intenso aprendizado e crescimento das crianças e as incentive de forma lúdica e interativa a explorarem os alimentos, despertando maior interesse dos pequenos pela alimentação.

 

Referências bibliográficas:
1. Birch LL, Doub AE. Learning to eat: birth to age 2 y. Am J Clin Nutr. 2014 Mar;99(3):723S-8S.
2. Mennella JA, Beauchamp GK. Understanding the origin of flavor preferences. Chem Senses. 2005 Jan;30 Suppl 1:i242-3.
3. Mennella JA. Ontogeny of taste preferences: basic biology and implications for health. Am J Clin Nutr. 2014 Mar;99(3):704S-11S.