PORTALRGNUTRI

APP PARA FACILITAR AS ESCOLHAS ALIMENTARES É LANÇADO NO MÉXICO

outubro 13, 2017

As organizações mexicanas “El Poder del Consumidor” e “Alianza por la Salud Alimentaria” lançaram no último mês (agosto/2017) o aplicativo “Escáner Nutrimental” com o objetivo de facilitar as escolhas alimentares dos consumidores, levando em consideração o alto consumo de produtos ultraprocessados pela população do México. A construção do aplicativo se baseia em publicações de importantes órgãos de saúde ao longo dos anos e tem como modelo a “Ley de Alimentos” do Chile.
Para os envolvidos, uma rotulagem adequada permite maior igualdade diante ao uso de personagens e claims de forma indiscriminada, além de “obrigar” a indústria a reformular seus produtos, reduzindo a quantidade de nutrientes como sal, açúcares e gorduras saturadas.
O “Escáner Nutrimental” funciona através da leitura do código de barras dos produtos ou ainda oferece a possibilidade de o próprio usuário introduzir os dados (informações nutricionais) do produto que deseja avaliar. Assim, o aplicativo oferece, baseado nos critérios da legislação chilena, as advertências de cada produto, como por exemplo: “ALTO EM CALORIAS” e/ou “ALTO EM AÇÚCARES” e/ou “ALTO EM GORDURAS SATURADAS e/ou “ALTO EM SÓDIO”. Caso o produto se enquadre nos critérios, a ferramenta recomenda: “ADIANTE. COMBINE ESTE PRODUTO COM ALIMENTOS FRESCOS”.

 

 

 

Referências Bibliográficas :
Alianza por la Salud Alimentaria. Disponível em: http://alianzasalud.org.mx/2017/08/ante-la-inaccion-del-gobierno-organizacion-de-la-sociedad-civil-crea-herramienta-de-etiquetado-nutrimental/. Acesso em 04 de setembro de 2017.
Alianza por la Salud Alimentaria. Disponível em: http://alianzasalud.org.mx/2017/08/como-usar-la-aplicacion-escaner-nutrimental/. Acesso em 04 de setembro de 2017.
El Poder Del Consumidor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pRroYVfqbdI. Acesso em 04 de setembro de 2017.