PORTALRGNUTRI

Dia Mundial da Alimentação 2017

outubro 13, 2017

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação; a data foi criada para em 1945 para assinalar a fundação da “Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação” (FAO – Food and Agriculture Organization) com o objetivo de chamar atenção para questões relacionadas à alimentação, sobretudo, à segurança alimentar. A cada ano, um tema focal diferente é adotado; em 2017 a FAO traz como tema: “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.
A questão dos deslocamentos humanos passou ocupar lugar de destaque em debates internacionais e são fenômenos que fazem parte do comportamento humano há séculos! Mas o que mudou? Nos tempos atuais a melhoria dos transportes e das comunicações facilitou a saída de muitas pessoas de suas cidades ou países, mas para muitos outros as migrações continuam sendo atividades custosas, árduas e até perigosas. Alguns dados presentes nos materiais da FAO:

 

As causas profundas das migrações como a pobreza rural, a insegurança alimentar, a desigualdade, o desemprego e o esgotamento dos recursos naturais podem ser trabalhadas através de soluções para a agricultura e desenvolvimento sustentável. Segundo documento publicado para FAO, “O trabalho da organização tem por objetivo abordar as causas profundas da migração por situações de dificuldade, melhorando as condições, criando oportunidades alternativas de subsistência nos países de origem e aproveitando o potencial de desenvolvimento da migração para os países de origem e destino. Também oferece outros tipos de assistência às pessoas deslocadas e a suas comunidades de acolhida e às pessoas em situações de crise.”
Saiba mais sobre o tema de 2017: http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/faoweb/Portugal/WFD2017_Brochure_PT_Website.pdf

 

Referências Bibliográficas:
Rede Brasileira de Alimentação e Nutrição Escolar. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjVxpTWwu3WAhUDgpAKHdWSAIYQFggzMAI&url=http%3A%2F%2Frebrae.com.br%2Ffao-traz-como-tema-do-dia-mundial-da-alimentacao-2017-mude-o-futuro-da-migracao-investir-na-seguranca-alimentar-e-no-desenvolvimento-rural%2F&usg=AOvVaw2AivQ6XAEqzM1Kv63Jdq45. Acesso em 10 de outubro de 2017.
Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Disponível em: http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/faoweb/Portugal/WFD2017_Brochure_PT_Website.pdf. Acesso em 13 de outubro de 2017.
Nações Unidas no Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/em-brasilia-fao-celebra-dia-mundial-da-alimentacao-debate-migracoes/. Acesso em 11 de outubro de 2017.