PORTALRGNUTRI

COMO FAZER MARINADAS?

outubro 20, 2017

Segundo o Pequeno Dicionário da Gula (2000), marinar é “imergir alimentos num molho para temperá-los. Colocar carne, ave ou peixe por certo tempo em marinada (…) para que tome gosto” – realmente um ótimo trunfo na cozinha.
Segue um passo-a-passo para criar uma marinada e variar os sabores em diversas preparações:
1. Escolha um recipiente para acomodar o alimento com a marinada. Podem ser de vidros, plásticos ou sacos plásticos próprios para alimentos;2. Escolha um elemento ácido (vinho tinto, vinho branco, vinagre, suco de tomate, suco de frutas ácidas como abacaxi, laranja, limão, tangerina);3. Adicione ervas frescas e/ou secas (louro, tomilho, salsinha, alecrim, dill, cebolinha, orégano, entre outros);4. Escolha vegetais frescos (cebola, salsão, cenoura, alho, gengibre, pimenta fresca, entre outros);5. Junte outros condimentos (cravo-da-índia, canela, açafrão, cúrcuma, cominho, páprica, curry, pimenta-do-reino, pimenta rosa ou outros);6. Adicione sal. Caso o alimento a ser marinado seja uma carne vermelha (bovino, suíno, ovino), adicione sal somente no momento da cocção;7. Deixe marinar por até 12 horas, dentro da geladeira.
Além disso, a marinada também pode ser utilizada em vegetais, como nessa receita de “Berinjela assada inteira”:

 

BERINJELA ASSADA INTEIRA

Rendimento: 4 porções Tempo de preparo: 60 minutosValor calórico por porção: 39 kcal
Ingredientes2 berinjelas pequenas1 colher (sopa) de gengibre ralado1 dente de alho descascado e cortado em fatias finasSuco de 1 laranjaSalsinha picada a gosto1 pitada de salPimenta-do-reino preta moída a gosto
Modo de preparo- Com ajuda de uma faca, faça leves cortes na superfície da berinjela em formato xadrez (cruzando linhas horizontais e verticais);- Disponha as berinjelas em um recipiente e adicione o gengibre, o alho, o suco de laranja, a salsinha, o sal e a pimenta, envolvendo bem as berinjelas com os temperos. Deixe marinar por pelo menos 20 minutos; – Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio por, aproximadamente, 20 minutos; retire o papel e deixe mais 15 minutos, até que fiquem macias. Sirva em seguida.

 

Referência Bibliográficas
Algranti M. Pequeno dicionário da gula. Rio de Janeiro: Record; 2000. p. 333.