PORTALRGNUTRI

AS FRUTAS VERMELHAS

novembro 24, 2017

Apesar de não serem encontradas com tanta facilidade em terras tropicais, as frutas vermelhas vêm ganhando espaço na nossa alimentação, principalmente por serem vistosas e versáteis. Além de serem fontes de vitamina C, também são ricas em antioxidantes, como os polifenóis que ajudam a proteger as células do corpo.   As amoras são pretas, adocicadas e possuem brilho acetinado, enquanto que as framboesas são levemente ácidas e avermelhadas. Tanto a amora quanto a framboesa são formadas por dezenas de drupéolas, frutinhas carnosas repletas de suco. Os mirtilos são pequenas bolinhas de cor preta-azulada com brilho aveludado e o sabor adocicado com toque ácido. As groselhas mais comuns são as vermelhas, mas, também podem ser brancas e pretas. Apesar de bonitas para decoração, possuem sabor extremamente ácido quando consumidas in natura.
Todas as frutas vermelhas são muito delicadas e estragam com facilidade, por isso, no momento da compra procure por unidades brilhantes e sem manchas. Sumos escorrendo são sinais de que passaram do ponto. Ao chegar em casa, conserve-as em geladeira e higienize somente no momento do consumo para aumentar o tempo de conservação.  Apesar de serem muito populares em preparações doces como nos contemporâneos naked cakes, nas geleias e nas caldas, as frutas vermelhas também harmonizam muito bem com carnes quando assumem o papel de molho. Confira essa receita de “Lombo com frutas vermelhas”

 

LOMBO COM FRUTAS VERMELHAS

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos

Valor nutricional por porção: 164 kcal

Ingredientes

Lombo:
600g de lombo suíno (peça)
2 dentes de alho descascados e amassados
½ cebola descascada e cortada em cubos
1 colher (café) de sal
Suco de 1 limão

Molho de morangos:
1 ½ xícara (chá) de frutas vermelhas
2 xícaras (chá) de água
½ pimenta dedo de moça sem sementes picada
1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo

Modo de preparo
Lombo:
– Tempere o lombo com o alho, a cebola, o sal e o suco de limão; deixe marinar por 30 minutos em uma assadeira;
– Cubra com papel alumínio e asse por 25 minutos, vire o lombo e asse por mais 25 minutos aproximadamente; se necessário, regue o lombo com um pouco de água durante o cozimento; retire o lombo da assadeira e fatie;
– Coloque a assadeira sobre a chama do fogão com um pouco de água e raspe o fundo, soltando o tempero grudado, deixe reduzir formando um molho; regue o lombo com o molho da assadeira e reserve.

Molho de morangos:
– Cozinhe as frutas vermelhas com a água, a pimenta e o açúcar; misture de tempos em tempos até engrossar. Sirva sobre o lombo assado.

 

Referências bibliográficas:

Publifolha. O livro definitivo de receitas para cada estação do ano: Culinária essencial. São Paulo: Publifolha; 2013. p. 240-1.

Aditivos e ingredientes. As propriedades do açaí e da blueberry: modismo ou realidade? http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201604/2016040488955001460641076.pdf. Disponível em: http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201604/2016040488955001460641076.pdf. Acesso em: 11 de setembro de 2017.