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Whey Protein: Características e Utilização

novembro 24, 2017

A procura por suplementos nutricionais, especialmente pelos compostos de proteínas e carboidratos, está se tornando cada vez mais comum em academias de ginástica, principalmente com o objetivo de hipertrofia, ou seja, aumento da massa muscular. Porém, seu uso indiscriminado e sem a orientação de médicos especialistas em esporte e/ou nutricionistas também é cada vez maior.
Mesmo com o aumento da busca por melhor qualidade de vida por parte da população em geral e, principalmente, por indivíduos que são praticantes de atividade física, na maior parte das vezes ainda não há o conhecimento suficiente para o uso de suplementos. Além disso, esta prática pode ter como objetivo compensar a má alimentação e os hábitos não saudáveis, como consumo de álcool e tabagismo.
Um dos exemplos são os suplementos que contém whey protein, muito utilizados pelos freqüentadores de academia.
Atualmente, muito se tem estudado sobre os benefícios nutricionais das proteínas solúveis do soro do leite, também conhecidas como whey protein. Estas proteínas são extraídas da porção aquosa do leite, durante o processo de produção de diversos queijos. Durante muitos anos, o soro do leite foi dispensado, entretanto, as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico têm evoluído para incluir o soro na indústria alimentícia.
Muitos atletas, praticantes de atividade física e até portadores de determinadas doenças procuram por este tipo de suplemento. As proteínas do soro do leite possuem alto valor biológico e, estudos recentes sustentam a idéia de que elas possuem compostos que agem como antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune e dos fatores de crescimento.
Já é comprovado cientificamente que a diminuição da massa magra, ou massa muscular, está associada com a inatividade física. Além disso, a manutenção ou ganho de massa magra está relacionada com maior qualidade de vida e longevidade, principalmente em pessoas idosas. Exercícios físicos, principalmente os que têm como objetivo a hipertrofia muscular, são muito importantes para impedir que haja uma atrofia dos músculos, processo este natural com o envelhecimento.
Estudos mostram que o perfil de aminoácidos das proteínas do soro é rico em aminoácidos essenciais, como a leucina, por exemplo. Os aminoácidos essenciais de uma forma geral, parecem estar envolvidos na estimulação da síntese protéica, favorecendo assim o aumento de massa magra. Outros estudos mostraram que indivíduos submetidos à exercícios com peso e suplementados com proteínas do soro apresentaram maior ganho de massa muscular em comparação com os indivíduos não suplementados.
A ingestão de proteína durante e após o exercício resulta em um balanço protéico positivo, fornecendo aminoácidos para a síntese protéica e para atenuar a quebra das proteínas do músculo. Além disso, suplementos que contém whey protein, em particular, fornecem uma proporção relativamente semelhante de aminoácidos essenciais presentes no músculo esquelético.
Diante do exposto, é possível concluir que as proteínas do soro do leite apresentam um excelente perfil de aminoácidos, sendo caracterizadas como proteínas de alto valor biológico. Além disso, os aminoácidos essenciais presentes favorecem a hipertrofia, ao passo que reduzem o catabolismo protéico, e, em combinação com exercícios físicos com peso, podem trazer resultados ainda melhores. Por fim, é importante que haja a orientação de um nutricionista para que sejam estabelecidas as dosagens corretas e os horários adequados para o consumo.

 

Referências bibliográficas:
1. Blacker SD, Williams NC, Fallowfield JL, Bilzon JLj, Willems ME. Carbohydrate vs protein supplementation for recovery of neuromuscular function following prolonged load carriage. J Int Soc Sports Nutr. 2010 Jan 12;7:2.
2. Haraguchi FK, Abreu WC, Paula H. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr. 2006; 19(4);479-488.
3. Hulmi JJ, Lockwood CM, Stout JR. Effect of protein/essential amino acids and resistance training on skeletal muscle hypertrophy: A case for whey protein. Nutr Metab (Lond). 2010 Jun 17;7:51.