PORTALRGNUTRI

A GUERRA CONTRA OS AGROTÓXICOS

dezembro 1, 2017

No início deste ano (2017) a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) apresentou à Câmara dos Deputados para análise a Política Nacional para Redução de Agrotóxicos (Pnara). Enquanto aguarda-se conclusões, diversos setores da sociedade apoiam o projeto, e o tema ganha cada vez mais força mundialmente, no Brasil não é diferente. A Pnara tem como objetivo a redução progressiva do uso de agrotóxicos e ampliação da oferta de insumos de origem biológica e natural, contribuindo para a promoção da saúde e para a sustentabilidade ambiental.
Em março/2017 foi criada por um grupo de organizações independentes (entre elas a Abrasco, o movimento Slow Food, o Instituto de Defesa do Consumidor, o Greenpeace e outros) a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos em apoio ao Pnara; hoje (novembro/2017) a plataforma conta com quase 70 mil apoiadores que assinaram a petição online.
O uso inadequado dos agrotóxicos foi reforçado mais recentemente por estudo conduzido pelo Greenpeace, que analisou 50 amostras de alimentos comumente presentes na dieta dos brasileiros – 18 delas apresentavam irregularidades; em 15 amostras foram detectadas substâncias que não poderiam ser utilizadas naquele tipo de cultura específica.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) e iniciou as coletas do ano de 2017 no último mês de setembro e trará novos dados.
O tema certamente merece atenção e reavaliação. Confira alguns dados divulgados pelo dossiê Abrasco sobre o país que é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo:

 

Referências Bibliográficas
Associação brasileira de Saúde Coletiva. Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Disponível em: http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf. Acesso em 07 de novembro de 2017.
Chega de Agrotóxicos. Disponível em: http://www.chegadeagrotoxicos.org.br/. Acesso em 07 de novembro de 2017.
Câmara dos Deputados. Projeto de lei PL 6670/2016. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2120775. Acesso em 07 de novembro de 2017.
Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/11/1931980-presenca-irregular-de-agrotoxicos-em-alimentos-e-detectada-por-estudo.shtml. Acesso em 07 de novembro de 2017.