PORTALRGNUTRI

COZINHA NIKKEI

dezembro 1, 2017

Já ouviu falar em cozinha Nikkei? Ela surgiu a partir da chegada dos japoneses na América do Sul no final do século XIX, quando a culinária japonesa foi se fundindo com a peruana, resultando em uma cozinha única com entradas, peixes crus, preparações a base de arroz e macarrão.

Os emigrantes japoneses na tentativa de manter sabores e técnicas de sua terra natal, mas fazendo adaptações com os produtos locais, foram somando culturas o que resultou em uma cozinha mestiça que está em alta. Um dos pratos mais simbólicos é o tiradito, feito com peixe fresco e suco de limão, mas que difere do ceviche pelo corte do pescado em lâminas finas como no sashimi japonês e pela ausência de cebola.

Em 2017, pela primeira vez, um restaurante de cozinha Nikkei foi nomeado o melhor da América Latina pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, chamado Maido (bem-vindo em japonês) do chef Mitsuharu Tsumura, em Lima (Peru). Segundo o chef, a definição de Nikkei não é a comida peruana com influência japonesa e nem a japonesa com influência peruana, é o encontro de ambas. Para além do Peru, essa cozinha também está sendo difundida. Os famosos chefs Albert e Ferran Ádria levaram o conceito para Barcelona através do restaurante Pakta, que em Quechua (a língua dos Incas) quer dizer união. A fusão das culturas japonesa e peruana parece ter sido uma mistura de sucesso!

 

Referências Bibliográficas:

The World’s 50 Best. Peru’s finest Nikkei chef serves a seafood-centric menu like no other. Disponível em: http://www.theworlds50best.com/latinamerica/en/The-List/1-10/Maido.html. Acesso em 14 de novembro de 2017.

Munchies. Nikkei, el hermoso bastardo de Perú y Japón. Disponível em: https://munchies.vice.com/es/article/gvm9b9/nikkei-el-hermoso-bastardo-nacido-de-peru-y-japon. Acesso em 14 de novembro de 2017.

About Español. La comida Nikkei. Disponível em: https://www.aboutespanol.com/la-comida-nikkei-806760. Acesso em 14 de novembro de 2017.

Mistura. Disponível em: http://mistura.pe/. Acesso em 31 de julho de 2017.