BLOG

O PÓLEN APÍCOLA

O pólen apícola ou o pólen de abelha vem se mostrando como um promissor ingrediente culinário e já está nos menus de muitos cozinheiros renomados. Diferente do pólen presente nas flores, o apícola passa por modificações ao ser capturado pelas abelhas e ser misturado às substâncias salivares. Cada grão de pólen apícola é um aglutinado de centenas de grãos de pólen floral.

A coleta deste pólen é feita em uma armadilha no momento em que as abelhas chegam na colmeia – para entrar, a abelha passa pelos furos de uma peneira, mas, os grãos ficam presos do lado de fora e caem em um receptor. Assim como a sua cor e sabor que mudam de acordo com o tipo de abelha, condição climática e origem botânica, o valor nutricional também se altera. Estudos mostram que o pólen de abelha apresenta quantidades variáveis de antioxidantes como as vitaminas C e E, além das vitaminas do complexo B e proteínas.

Após serem secos, estes grãos podem ser consumidos puros ou em preparações culinárias. Uma das variedades está chamando a atenção de chefs de cozinha – o pólen das abelhas Apis melífera, se destaca pelo seu sabor complexo com alta acidez misturado com doçura e toque floral. Além disso, este pólen é diferente dos outros, por ser mais pastoso e ter cores variadas que podem chegar ao preto, o que permite ser utilizado com criatividade pelos cozinheiros.

Apesar de todo o sucesso, o pólen não é um ingrediente abundante ou “barato” e, segundo alguns chefs de cozinha que o utilizam, nem deveria ser; deve ser usado com cautela e muito respeito, visto sua importância para as abelhas.

 

Referências Bibliográficas:

Universidade de São Paulo. Estudo compara propriedades de pólen apícola de todo o país. Disponível em: http://www5.usp.br/85688/estudo-da-fcf-analisa-amostras-de-polen-apicola-de-todo-o-pais/. Acesso em 28 de setembro de 2017.

Pereira, M.I.; Silva, F.A.; Monika, B.O.; Bicudo, A.M. Relação entre a composição nutricional e a origem floral de pólen apícola desidratado. Rev. Inst. Adolfo Lutz. 2009 ; 68(3): 346-353.

O Estado de São Paulo. Pólen de abelha nativa conquista chefs de cozinha e vira ingrediente. Disponível em: http://paladar.estadao.com.br/noticias/comida,polen-de-abelha-nativa-conquista-chefs-de-cozinha-e-vira-ingrediente,70002018748. Acesso em 28 de setembro de 2017.