BLOG

Estudio na Cozinha

A GASTRONOMIA NO YOUTUBE EM 2017

Que a gastronomia está cada vez mais em alta todo mundo sabe. E o Youtube tem sido um grande palco deste assunto online: 68% dos brasileiros com acesso à internet assistem a conteúdos de gastronomia nesta plataforma.

Para 42% das pessoas, o Youtube é o melhor lugar para encontrar receitas simples e práticas. Mas, nem só do trivial vive o espectador, 5,5 milhões de consumidores de gastronomia assistem a receitas de outros países e culturas.

Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias é um dos 10 passos para uma alimentação adequada e saudável preconizados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira; e os vídeos parecem ser uma boa forma de aprender, pois, para 42% dos consumidores desta plataforma, o Youtube é o lugar onde conseguem aprender técnicas de cozinha. E mais! Parece que eles estão colocando a mão na massa para valer – atualmente, 44% cozinham uma ou mais vezes por dia; em 2016, eles representavam 37%.

E para além do “gourmetizado”, a comida com memória afetiva faz sucesso: um terço dos consumidores do assunto preferem receitas tradicionais que tenham “gostinho de comida de vó”, outra informação que vai de encontro ao Guia Alimentar, que recomenda proteger as tradições na culinária.

 

Referência bibliográfica:

Google. Youtube Insights 2017- Gastronomia. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/youtubeinsights/2017/gastronomia/. Acesso em: 07 de dezembro de 2017.