PORTALRGNUTRI

EUA FLEXIBILIZA REGRAS PARA ALIMENTOS SERVIDOS NAS ESCOLAS

dezembro 22, 2017

No dia 29/11/2017 foi publicado pelo U.S Department of Agriculture (USDA) novo documento que altera algumas regras vigentes para refeições servidas nas escolas dos Estados Unidos – “School Meal Flexibility Rule”.
A ação está causando divergência de opiniões. De um lado o governo defende que a flexibilização é necessária para adaptar as refeições de maneira mais “personalizada” para cada instituição e público. O atual secretário da agricultura defende que as refeições do modo como são hoje podem não apresentar boa aceitação pelas crianças, gerando um consumo abaixo do esperado e também desperdício de alimentos – realmente controverso. Alguns especialistas, profissionais de saúde e organizações, pelo contrário, acreditam que a flexibilização é um “retrocesso”, principalmente considerando a boa evolução das escolas em relação às metas anteriores.

Algumas das alterações das regras foram:
• Permissão para servir não só leites ou iogurtes neutros com baixo teor de gordura, mas também foram reincluídas bebidas lácteas aromatizadas;
• As escolas estão agora isentas de servir produtos rico em grãos integrais (anteriormente uma obrigatoriedade);
• Aumento do prazo para adequação do conteúdo de sódio nas refeições servidas.
Consulte as novas regras na íntegra em: https://www.federalregister.gov/documents/2017/11/30/2017-25799/child-nutrition-programs-flexibilities-for-milk-whole-grains-and-sodium-requirements

 

Referências Bibliográficas
1.U.S. Department of Agriculture. Disponível em: https://www.usda.gov/media/press-releases/2017/11/29/usda-publishes-school-meals-rule-expands-options-eases-challenges. Acesso em 07 de dezembro de 2017.
2.Food Politics by Marion Nestlé. Disponível em: https://www.foodpolitics.com/2017/12/usda-makes-school-meals-more-flexible-translation-less-nutritious/. Acesso e 07 de dezembro de 2017.
3.Center for Science in the Public Interest. Disponível em: https://cspinet.org/news/trump-administration-announces-rule-rolling-back-progress-school-nutrition-20171129. Acesso em 07 de dezembro de 2017.
4.American Heart Association. Disponível em: https://newsroom.heart.org/news/american-heart-association-says-proposed-changes-to-school-meals-fails-the-nation-s-children. Acesso em 07 de dezembro de 2017.