BLOG

Estudio na Cozinha

PIZZA NAPOLITANA SE CONSAGRA PATRIMÔNIO MUNDIAL

A 12º Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizada na ilha de Jeju, na Coréia do Sul, consagrou a ‘Arte dos Pizzaiolos Napolitanos´ como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Este título surgiu em 2003 com intuito de promover e proteger a memória e as manifestações de tradições, dos saberes, das línguas, das festas, dentre outras heranças imateriais e culturais dos povos.

A pizza napolitana é redonda, com diâmetro de 30-35cm, possui bordas elevadas e tem massa macia e elástica e a sua receita e técnica de preparo são passadas de geração em geração. Estima-se que, aproximadamente, 3.000 pizzaiolos atuem hoje em Nápoles, na Itália. O conhecimento culinário, os gestos, canções, jargões locais e a capacidade de compartilhar consagraram essa tradição em patrimônio mundial, um importante reconhecimento para o mundo da gastronomia.

Referências bibliográficas:

ASSOCIAZIONE VERACE PIZZA NAPOLETANA. Regulamento Internacional. Disponível em: http://www.pizzanapoletana.org/en/ricetta_pizza_napoletana. Acesso em: 12 de dezembro de 2017.

COSTANZO, Antonio di. La pizza napoletana patrimonio Unesco: premiata l’arte del pizzaiuolo. Disponível em: http://napoli.repubblica.it/cronaca/2017/12/07/news/l_arte_della_pizzaiuolo_napoletano_diventa_patrimonio_dell_unesco-183325106/?refresh_ce. Acesso em: 12 de dezembro de 2017.

UNESCO. Patrimônio Cultural Imaterial. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/. Acesso em: 12 de dezembro de 2017.

UNESCO. Art of Neapolitan ‘Pizzaiuolo’. Disponível em: https://ich.unesco.org/en/RL/art-of-neapolitan-pizzaiuolo-00722. Acesso em: 12 de dezembro de 2017.