PORTALRGNUTRI

RELATÓRIO DA HEART & STROKE FOUNDATION OF CANADA EM DEFESA DAS DIETAS SUSTENTÁVEIS

Janeiro 19, 2018

A Heart & Stroke Foundation of Canada acaba de publicar um relatório baseado em um estudo que analisou a relação entre os alimentos processados e a qualidade das dietas no Canadá, utilizando dados da pesquisa “2015 Canadian Community Health Survey-Nutrition”.
O relatório revela, entre outros achados, que parte importante da população canadense ainda cultiva o hábito de preparar seu próprio alimento, baseado em alimentos in natura ou minimamente processados, com participação ocasional de alimentos processados e ultraprocessados. Os dados da pesquisa serão considerados na elaboração da nova versão do Guia Alimentar do Canadá e guiarão políticas públicas e ações mais adequadas à realidade do país.
Chama a atenção a visão do relatório em relação à comida, que considera a alimentação como parte de um grande contexto, indispensável para a saúde das pessoas e do meio, e assim, devem ser também sustentáveis. Em uma frase: “…dietas saudáveis devem alimentar pessoas, populações e o planeta, em conjunto (…)”

 

Referências Bibliográficas:
Heart & Stroke Foundation of Canada. Ultra-processed foods in Canada: comsumption, impact on diet quality and policy implications. Disponível em: http://www.heartandstroke.ca/-/media/pdf-files/canada/media-centre/hs-report-upp-moubarac-dec-5-2017.ashx?la=en&hash=9FB9794C42D6B6BA93AB91335E2B6A612656C586. Acesso em dezembro de 2017.