PORTALRGNUTRI

DOCUMENTO OPAS – “SISTEMAS ALIMENTARES E NUTRIÇÃO: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA PARA ENFRENTAR TODAS AS FORMAS DE MÁ-NUTRIÇÃO”

janeiro 26, 2018

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou no dia 24/11/2017 a publicação “Sistemas alimentares e nutrição: a experiência brasileira para enfrentar todas as formas de má-nutrição” – parceria da Organização com o governo brasileiro.
Já na sua apresentação o documento ressalta a importância da abordagem dos sistemas alimentares mundialmente e destaca as múltiplas formas de má nutrição existentes – deficiências de micronutrientes e desnutrição coexistem com sobrepeso e obesidade. O documento é mais uma iniciativa para chegar ao objetivo de enfrentamento e combate à má nutrição em uma perspectiva ampliada – considerando todo o sistema alimentar, que tem papel central na qualidade dos alimentos que as pessoas vão consumir.
A publicação visa ainda listar as estratégias que vem sendo aplicadas no Brasil para mudar o quadro da nutrição no país. Na avaliação do representante da agência regional da ONU no país, Joaquín Molina, é fundamental divulgar estratégias de sucesso para fortalecer o combate a problemas nutricionais. Algumas iniciativas abordadas no documento foram: Programa Bolsa Família, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. O documento traça também uma linha do tempo da trajetória da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, com as principais iniciativas e projetos desde 1985 e traz dados sobre os impactos dos projetos na qualidade de vida e na saúde das pessoas.
Publicação completa: http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/09/oms.pdf

 

Referências Bibliográficas:
Conselho Federal de Nutrição. Disponível em: http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/09/oms.pdf. Acesso em 07 de dezembro de 2017.

Nações Unidas Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/agencia-de-saude-da-onu-lanca-publicacao-sobre-iniciativas-do-brasil-para-combater-ma-nutricao/. Acesso em 07 de dezembro de 2017.