BLOG

Estudio na Cozinha

WHAT´S HOT?

Anualmente a National Restautant Association (EUA) publica uma listagem das principais tendências em alimentos, técnicas e conceitos culinários com o foco em menus. Nesta edição foram ouvidos mais 700 profissionais da cozinha para a elaboração do material.

Abaixo, uma lista de alguns destaques interessantes:

• O étnico (temperos, cozinhas, pratos para todas as refeições) continua forte e agora aparece como tendência para preparações voltadas também para o público infantil. Os pequenos parecem estar cada vez mais antenados e ligados à cozinha!

• Ervas incomuns entraram como tendência este ano, fenômeno que já está acontecendo, muito inspirado pelo movimento a favor da biodiversidade e mais conhecimento sobre os alimentos. As PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como são chamadas no Brasil, já ganharam os restaurantes de chefs e o interesse de muitos grupos de pessoas. Será que este é um indicativo de sua maior popularização?

• A redução do desperdício nos menus ganha o 4° lugar na categoria (TOP 10 CONCEPT TRENDS), tema que foi muito debatido em 2017, e parece ser só o começo da mudança. Outros temas em destaque nesta categoria: “hyper-local”, chefs optando por conceitos casuais, ingredientes naturais e “clean menus”, veggies e vegetarianos.

• Itens interessantes que talvez possamos ver mais em 2018 (ou pela primeira vez) – “Thai-rolled ice cream” (na foto), ingredientes defumados em sobremesas, “refrigerantes” caseiros e naturais (soft-drinks), chás gelados especiais, coquetéis regionais, mais avocado toast.

 

Mais novidades para apostar e experimental no documento completo: http://www.restaurant.org/Restaurant/media/Restaurant/SiteImages/News%20and%20Research/Whats%20Hot/Whats_Hot_Culinary_Forecast_2018.pdf