PORTALRGNUTRI

O TEMPO ESTÁ PARA SALADA!

Março 2, 2018

Aproveitar o calor para incluir a salada na rotina é uma ótima opção! É nesses dias quentes que conseguimos incluir opções frias e refrescantes com mais facilidade no cardápio.

É preciso lembrar que devemos ter cuidado na hora da higienização dos alimentos que forem ser consumidos crus para evitar as contaminações e consequentemente, as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Para a correta higienização dos vegetais, é preciso primeiro descartar as partes deterioradas e, em seguida, lavar folha por folha no caso das hortaliças ou unidade a unidade no caso das frutas e legumes. Após a etapa de lavagem, os alimentos que irão ser consumidos crus e com casca, devem ficar de molho em água clorada, na diluição de 200ppm, de acordo com a embalagem do produto que for utilizado.

Além da higienização, o armazenamento também é importante para preservar os alimentos. Mantenha sob refrigeração na geladeira ou em bolsas térmicas se for sair de casa.

Para uma refeição completa, é preciso garantir que a salada contenha vegetais (legumes e verduras), carboidratos (grãos, massas, tubérculos) e proteína (carnes, ovo, queijo, feijões). Mas as saladas também podem representar uma parte da refeição.

Hoje, é muito comum preparar a salada para “levar”, como as descoladas saladas no pote ou mesmo em bolws e em outros recipientes com tampa.

Gostou? Que tal preparar uma Salada completa no pote para levar com você aonde quiser? Confira:

SALADA NO POTE
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 40 minutos
Valor nutricional por porção: 364 kcal

Ingredientes
Molho:
1 colher (sobremesa) de azeite
1 colher (café) de tahine
1 colher (sopa) de suco de limão
1 pitada de sal
1 colheres (sopa) de água

Salada:
Azeite para untar
1 colher (sopa) de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos pequenos
1 colher (sopa) de vagem cortada em rodelas pequenas
1 colher (sopa) de cebola cortada em cubos pequenos
1 colher (sopa) de beterraba descascada e cortada em cubos pequenos
4 colheres (sopa) de trigo em grãos cozido
2 colheres (sopa) de grão-de-bico cozido
Cheiro-verde picado a gosto

Montagem
1 fatia de queijo minas frescal cortada em cubos pequenos
Folhas verdes

Modo de preparo
Molho:
– Em um recipiente, misture vigorosamente o azeite, o tahine, o suco de limão, o sal e a água. Reserve.

Salada:
– Em uma assadeira untada com azeite, asse a abóbora, a vagem, a cebola e a beterraba em forno médio por, aproximadamente, 30 minutos até dourar;
– Em um recipiente, misture os vegetais assados, o trigo, o grão-de-bico e o cheiro-verde.

Para montar a salada no pote para viagem, coloque o molho no fundo do pote, seguido pela salada de grãos e vegetais assados, depois vem a camada de queijo picado e, por último, as folhas verdes.

Experimente!


Referências bibliográficas:

Anvisa. Cartilha Sobre Boas Práticas Para Serviços De Alimentação. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Cartilha+Boas+Pr%C3%A1ticas+para+Servi%C3%A7os+de+Alimenta%C3%A7%C3%A3o/d8671f20-2dfc-4071-b516-d59598701af0. Acesso em 31 de janeiro de 2018.