BLOG

Você sabe o que é Mindful Eating?

Comer é um ato natural e presente em vários momentos do nosso dia. Porém, com a correria do dia a dia, muitas vezes não paramos para saborear os alimentos e tão pouco prestamos atenção na importância deste momento , que além de fisiológico, é social e afetivo.
Mindful Eating ou comer com atenção plena é estar no momento presente, é estar consciente do corpo, dos pensamentos e das sensações, é sentir os aromas, texturas e sabores dos alimentos sem julgamentos e críticas. É conseguir reconhecer e diferenciar quando se está com fome ou com vontade de comer, se é uma fome física ou emocional/psicológica (nutrir ou nos confortar), é saber a hora exata de parar de comer (saciedade). Alimentação consciente vai muito além do que apenas prestar atenção na hora da refeição, comendo devagar e sem distrações.

Na literatura, muitos estudos já demonstram benefícios dessa prática: voltar a sentir e explorar novos ou antigos sabores dos alimentos, redução de episódios de compulsão alimentar e apesar do foco não ser o emagrecimento, ela pode auxiliar também nesse processo. Mindful eating é uma prática essencial para quem almeja mudança de comportamento alimentar.


Referências Bibliográficas:

Centro Brasileiro de Mindful Eating – Princípios do Mindful Eating. Disponível em: http://mindfuleatingbrasil.com.br/index.php/principiosmindfuleating/.
The Center of Mindful Eating. Introducind Mindful Eating. Disponível em: https://www.thecenterformindfuleating.org/IntroMindfulEating
Cancian ACM, de Souza LAS, Liboni RPA, Machado WL, Oliveira MDS. Effects of a dialectical behavior therapy-based skills group intervention for obese individuals: a Brazilian pilot study. Eat Weight Disord. 2017 Dec 2.
Warren JM, Smith N, Ashwell M. A structured literature review on the role of mindfulness, mindful eating and intuitive eating in changing eating behaviours: effectiveness and associated potential mechanisms. Nutr Res Rev. 2017 Dec;30(2):272-283