PORTALRGNUTRI

ROBÔ NA COZINHA

Março 9, 2018

Se por um lado já consumimos muitos produtos feitos por robôs, como bebidas e outros alimentos industrializados, por outro ter um robô dentro da própria cozinha que faz comida de verdade desde o zero é ainda difícil de imaginar. É isso que a Moley Robotics, empresa do Reino Unido, tem a intenção de vender.
O protótipo do robô atua como dois braços e mãos articulados que ficam dentro de um espaço de trabalho e que reproduzem as funções das mãos humanas com a mesma sensibilidade. Cozinheiros de verdade são gravados em ação para a captura dos movimentos corporais e essas informações são carregadas em um banco de receitas da máquina; é assim que o robô é ensinado a cozinhar igual a um verdadeiro chef.
A intenção da empresa é que neste ano seja lançada a versão para o consumidor, que contará com os quatro elementos da cozinha integrada: os braços robóticos, o forno, o fogão e a tela touchscreen, por onde são feitos os comandos. Além da tela, também é possível utilizar o robô cozinheiro de forma remota, por aplicativo em smartphones. Quem imaginaria ter um cozinheiro robô? E ele está quase chegando.

Referências bibliográficas
Moley. Disponível em: http://www.moley.com/. Acesso em: 22 de fevereiro de 2018.