BLOG

Estrategia em Alimento

MODELO DE ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL TAMBÉM NO CANADÁ

Segundo A Ministra da Saúde, Ginette Petitpas Taylor, o modelo de rotulagem frontal é um passo na direção de ajudar os canadenses a fazerem escolhas de forma mais fácil, além de ficaram melhor informados sobre os produtos industrializados. O Canadá, assim como outros países têm feito, também sem inspirou no Chile, com suas advertências nas embalagens dos produtos considerados “não-saudáveis”.
No momento, está em consulta pública o tipo de representação gráfica que será adotado. O plano é que em 4 anos os produtos com excesso de açúcar, sal e gorduras saturadas recebam o sinal de alerta em suas embalagens.
A medida faz parte de um conjunto de ações do país para frear o crescimento das doenças crônicas não transmissíveis no país e diminuir os enormes gastos do governo com essas enfermidades. Entre outras ações estão a regulamentação do marketing direcionado a crianças e a reformulação de recomendações nutricionais para a população.
Além do Canadá, outros países também discutem para a implantação de modelos de rotulagem mais claros para o consumidor. No Brasil, a Anvisa tem grupos de trabalho especial para a discussão do tema e já tem alguns possíveis modelos em pauta.


Referências Bibliográficas

Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Modelo de rotulagem frontal de advertência avança no Canadá. 2018. Disponível em: http://alimentacaosaudavel.org.br/modelo-de-rotulagem-frontal-de-advertencia-avanca-no-canada/. Acesso em 02 de março de 2018.
CBC. Will a Food warning label help canadians eat healthier? 2018. Disponível em: http://www.cbc.ca/player/play/1158146627651. Acesso em 02 de março de 2018.
Government of Canada. Healthy eating Consultations. 2018. Disponível em: https://www.healthyeatingconsultations.ca/front-of-package. Acesso em 02 de março de 2018.