PORTALRGNUTRI

ANVISA ANUNCIA QUE PRETENDE RESTRINGIR OU ATÉ BANIR A UTILIZAÇÃO DE GORDURA TRANS

Abril 6, 2018

“Gordura vegetal hidrogenada”, “óleo vegetal hidrogenado”, ou apenas “hidrogenada” são alguns dos nomes que definem a tão falada gordura trans – um tipo de gordura produzida através de processo industrial, na transformação de gordura líquida (óleos) em gordura sólida. Nos produtos industrializados, a substância pode garantir a crocância, maior prazo de validade e melhor textura de produtos.
Apesar de seu papel na indústria, estudos comprovam que o consumo deste tipo de substância é bastante prejudicial, principalmente relacionado ao aumento do colesterol ruim (LDL), e assim, ao aumento de doenças do cardiovasculares.
Desde 2003, no Brasil, a gordura trans passou a ser obrigatoriamente declarada em rótulos de alimentos, mas agora a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estuda medidas mais severas para a substância. Há duas opções em análise: a primeira é o estabelecimento de limites máximos permitidos de gordura trans na produção de alimentos industrializados; e a segunda é a proibição da substância.
A medida de restrição deste tipo de substância já é realidade em outros países, como Dinamarca, Áustria, Hungria, Suíça, Islândia e Noruega. Já no EUA, em 2015, baniram a substância (com prazo de 3 anos para adequação).
Nos últimos anos, as indústrias já vêm, voluntariamente e através de compromissos com o Ministério da Saúde, reduzindo o uso de gorduras trans em seus produtos. Mas, de qualquer maneira, a imposição de novas medidas deverá implicar em desafios para a indústria, que terá que passar a buscar ingredientes alternativos, custos, tecnologias de produção, formulações. Possivelmente, os maiores desafios estarão na redução dos prazos de validade dos produtos como no aumento dos custos para as indústrias.

Referências Bibliográfica:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 2018. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33760/3927427/Pauta+da+5%C2%AA+Reuni%C3%A3o+Ordin%C3%A1ria+P%C3%BAblica+da+Dicol+-+REPUBLICADA/f407d9c1-1bd7-4e38-8aa2-6b04283753ba?version=1.0. Acesso em 27 de março de 2018.
Folha de São Paulo. Anvisa quer apertar mais o cerco contra gordura trans. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/03/anvisa-quer-apertar-mais-o-cerco-contra-gordura-trans.shtml. Acesso em 27 de março de 2018.