BLOG

Orientação e bem estar

Avanços no Conhecimento da Composição do Leite Materno e a Prevenção de Doenças

O leite materno apresenta uma rica e dinâmica composição nutricional fundamental para o bebê em todas as etapas de vida. Sua prática exclusiva até 6 meses e total até pelo menos 2 anos de idade está relacionada com a prevenção de doenças crônicas e a qualidade de vida dos lactentes.
Os componentes nutricionais do leite materno derivam de 3 fontes: alguns nutrientes são originados da síntese nos lactócitos presentes nas glândulas mamárias, alguns são originados da dieta materna e outros originam-se de estoques da mãe. A qualidade nutricional do leite é altamente conservada, no entanto, o cuidado na dieta materna é importante para preservar a composição de algumas vitaminas e ácidos graxos.
As quantidades de macro e micronutrientes bem como de outros componentes do leite materno estão adequadas e ajustadas para as necessidades de cada lactente.
Abaixo, a tabela resume a quantidade de macronutrientes presente no leite materno:

Leite materno_tabela 1
Human Milk Composition: Nutrients and Bioactive Factors, 2013.

Além de macro e micronutrientes, o leite materno também apresenta fatores bioativos que são fundamentais para o bom funcionamento fisiológico do bebê.
A tabela abaixo descreve esses fatores presentes no leite e suas respectivas ações no organismo:

Leite materno_tabela 2
Fonte: American Academy of Pediatrics, 2004.

Dessa forma, o conjunto de todos os componentes presentes no leite materno, respeitando-se a amamentação exclusiva até os 6 meses, está associado a um melhor desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras, além de proteção e prevenção efetivas em doenças, como as infecciosas (otite média, pneumonias, doença diarreica), pois está associado com benefícios no sistema imunológico. Alguns estudos também indicam a possibilidade de o aleitamento materno ter efeito protetor contra desenvolvimento de obesidade futura.
Reconhece-se cada vez mais que o leite materno é a melhor fonte de nutrientes e de fatores bioativos para a saúde do bebê tanto a curto como a longo prazo. O início precoce na prevenção de doenças através da amamentação exclusiva e com um tempo maior de duração garante um bom desenvolvimento físico e mental, contribuindo com a qualidade de vida das crianças.

 

Referências bibliográficas:
1. Ballard O, Morrow AL. Human Milk Composition: Nutrients and Bioactive Factors. Pediatric clinics of North America. 2013;60(1):49-74.
2. Sarni ROS, de Souza FIS. Novos conceitos em alimentação e nutrição: impacto na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Temas de Pediatria nº 85.