PORTALRGNUTRI

CONDIMENTOS ÉTNICOS

abril 27, 2018

Os inúmeros condimentos e suas combinações retratam determinados lugares e, com a globalização da gastronomia, esses sabores estão se espalhando pelo mundo. Não é à toa que o termo “condimentos étnicos” é uma das 20 tendências apontadas pelo Whats Hot 2018 da National Restaurant Association.
Na Índia, são utilizadas as “masalas”, que geralmente misturam cardamomo, cravo, pimenta-do-reino, canela entre outras especiarias; e são a base para fazer os diferentes tipos de curry, que levam outros tantos condimentos além dos ingredientes iniciais da masala, como sementes de erva-doce, louro, cominho, gengibre, noz-moscada, semente de mostarda, cúrcuma, açafrão.
Outro com condimento étnico, típico da Argentina, é o chimichurri, comumente composto de salsinha, tomilho, cebola, alho e flocos de pimenta, e é servido em forma de molho composto com azeite e vinagre.
Já do Oriente Médio, temos o zaatar, que utiliza tomilho, sementes de gergelim e sumac (um pó vermelho produzido com a planta Sumagre e possui gosto muito ácido).
Tanto para a massala, quanto para o curry, chimichurri e zaatar, não existem receitas corretas ou erradas, já que as combinações muitas vezes variam de família para família. O que é certo é que adicionar esses condimentos aos alimentos ajuda a variar o sabor e sair da monotonia.

Referências Bibliográficas
Algranti M. Pequeno dicionário da gula. Rio de Janeiro: Record, 2000.
National Restaurant Association. National Restaurant Association Releases Annual Chef Predictions on “What’s Hot” for Menu Trends in 2018. Estados Unidos: [acesso 20 mar. 2018].Disponível em: http://www.restaurant.org/Pressroom/Press-Releases/Whats-Hot-in-2018.
Reed J. How to make chimichurri, the special sauce of Argentinian cuisine [internet]. Reino Unido: [acesso 20 mar. 2018]. 2015. Disponível em: https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2015/jul/03/chimichurri-argentina-cuisine-condiment