BLOG

Estudio na Cozinha

CARÊME, O REI DOS COZINHEIROS

Você já ouviu falar sobre o Carême? Marie-Antoine Carême (1784-1833) é considerado o primeiro “chef celebridade” da história, o cozinheiro dos reis e o rei dos cozinheiros.
A fama se deve a sua importância para a história da gastronomia francesa. Foi ele quem distinguiu a alta gastronomia e criou receitas tão importantes que são utilizadas até hoje, como os molhos mãe, dos quais derivam todos os outros; e os vol-au-vents, as pequenas iguarias de massa folhada recheada que vemos constantemente nos cardápios de festas até hoje.
Com sua perspicácia, entendeu que deveria escrever e publicar para que as suas criações e técnicas ficassem bem documentadas e sistematizadas. Em seus livros, Carême adicionava seu retrato, assim, todos saberiam como ele era. Além disso, ele acreditava que os chefs deveriam usar uniformes e foi responsável pelo chamado “toque”, o chapéu de chef.
Carême foi criativo e se adaptava às tendências e por também estudar arquitetura, aplicava todas as regras da arquitetura clássica à mesa, para que a comida fosse devorada também com os olhos. E assim encantou os mais nobres da sua época, como Napoleão Bonaparte e o czar Alexandre. O rei dos cozinheiros realmente deixou um grande legado e fez história na gastronomia!

Referências Bibliográficas
Galarza, D. A name you should know: Marie-Antoine Carême [internet]. Estados Unidos. 2016. Disponível em: https://www.eater.com/2016/6/3/11847788/careme-chef-biography-history. Acesso em 24 de abril de 2018.
Kelly, I. Carême Cozinheiro dos Reis. Tradução autorizada da primeira edição inglesa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2005.