BLOG

Estudio na Cozinha

“ROOT-TO-STEM” – DA RAIZ AO CAULE

O tema sustentabilidade está em pauta há alguns anos e não vai sair de moda! Cresce cada vez mais a preocupação com o futuro do nosso planeta e também com o futuro dos alimentos, já que a previsão populacional para 2050 é de 9.8 bilhões de pessoas.

A ONU calcula que aproximadamente 1/3 dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano seja desperdiçado e pequenas ações do nosso dia-a-dia podem fazer a diferença para diminuir esse desperdício.

O relatório Whole Foods Market Reveals Top Food Trends for 2018 aponta o termo “Root-to-stem” (em português, da raiz ao caule) como uma das tendências para os próximos anos. “Root-to-stem” nada mais é do que o aproveitamento integral dos alimentos, que consiste em consumir partes não convencionais dos vegetais como cascas, folhas e talos. Assim, aproveitam-se todos os nutrientes presentes nessas partes que são comestíveis, mas, muitas vezes, jogadas no lixo. Quer tentar em casa? Experimente a “Salada caule as folhas”!

SALADA CAULE AS FOLHAS
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Valor calórico por porção: 214 kcal

Ingredientes
Molho:
2 fatias finas de abacaxi
¼ de xícara (chá) de água
1 colher (sobremesa) de azeite
1 pitada de sal
Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Salada:
1 brócolis
1 couve-flor
¼ de xícara (chá) de aveia em flocos
¼ de xícara (chá) de amêndoas picadas
1 colher (sobremesa) de azeite
Orégano a gosto

Modo de preparo
Molho:
– Em um liquidificador, bata o abacaxi e a água;
– Em seguida, coe o suco e junte o azeite, o sal e a pimenta.

Salada:
– Corte o brócolis e a couve-flor em floretes médios e reserve os talos; leve os floretes para cozinhar no vapor até ficarem al dente;
– Pique os talos reservados finamente;
– Em uma assadeira, disponha os talos, a aveia, as amêndoas, o azeite e o orégano e leve para assar em forno médio por, aproximadamente, 25 minutos, até começar a dourar. Deixe esfriar;
– Monte a salada com os floretes de brócolis e de couve-flor. Regue com o molho de abacaxi e salpique a granola de talos assados. Sirva em seguida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Benítez, R.O. Perdas e desperdícios de alimentos na América Latina e no Caribe. 2016. Disponível em: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/239394/. Acesso em 18 de abril de 2018.

Business Wire. Whole Foods Market Reveals Top Food Trends for 2018. 2017. Disponível em: https://www.businesswire.com/news/home/20171106005488/en/Foods-Market-Reveals-Top-Food-Trends-2018. Acesso em 18 abril de 2018.