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Suco de Beterraba Pode Ser Um Aliado aos Atletas de Alta Performance

Estudos mostram que o suco de beterraba pode melhorar a performance dos ciclistas quando ingeridos 140ml do mesmo durante uma semana antes da prova. Segundo os autores, a alta quantidade de nitrato presente no suco é o componente- chave para este benefício.
Apesar de ainda não terem sido elucidados os mecanismos, os cientistas acreditam que o nitrato estaria contribuindo para redução do volume de oxigênio consumido pelos músculos durante a prova, o que pode ser atribuído à redução da pressão arterial e à melhoria da função mitocondrial.
Além disso, observou-se que os efeitos do suco não eram observados quando este só era ingerido duas horas e meia antes do treino, mostrando que seu consumo deve ser regular.
Os cientistas ainda estão incertos se os benefícios do nitrato teria efeito apenas em determinadas intensidades ou estaria relacionado à duração do exercício, e concluem, que mais estudos são necessários para desvendar a ações deste componente sobre seus efeitos na performance dos atletas.

 

Referências bibliográficas:
1. Cermak NM, Stinkens R, Lundberg JO, Gibala MJ, Loon LJC. No improvement in endurance performance following a single dose of beetroot juice. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2012, 22: 64-71.
2. Cermak NM, Gibala MJ, Loon LJC. Nitrate Supplementation’s Improvement of 10-km Time-Trial Performance in Trained Cyclists. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2012.
3. Lansley K, Winyard PG, Baileu SJ. Acute Dietary Nitrate Supplementation Improves Cycling Time Trial Performance. Official Journal of the American College of Sports Medicine. 2011.