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Como fortalecer os vínculos e alavancar vendas na indústria de alimentos?

julho 3, 2018

 

Fortalecer vínculos com o consumidor nunca foi tão importante como no atual momento em que o mercado de alimentos está passando. A questão não se resume somente ao aumento das vendas, mas sim ao relacionamento e à fidelização.

Fatores como o alto nível de exigência do consumidor, somado às rígidas imposições dos órgãos de saúde por melhoria da qualidade e aos movimentos pró-alimentação, têm contribuído com a criação de novos desafios em toda a cadeia de produção.

Os consumidores das novas gerações vem valorizando aspectos que estão além da tradição ou da consistência da marca. Por isso, neste conteúdo, mostraremos como fortalecer vínculos e alavancar as vendas na indústria de alimentos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para conferir!

Tenha autenticidade e transparência

O primeiro passo para gerar fortalecimento com o consumidor da indústria de alimentos, sem dúvida, é ter autenticidade, coerência e transparência. Ou seja, os preceitos da empresa devem andar juntos daquilo que ela pratica.

Sua postura não deve representar apenas a entrega de um produto mais saudável e que dê importância à nutrição de seus consumidores, mas sim o conceito da marca e a personalidade como um todo, refletindo os benefícios funcionais e emocionais implícitos.

Sem mencionar o fato de que deve haver transparência em toda a cadeia de produção (insumos, ingredientes, procedimentos etc).

Procure pontos de conexão

O relacionamento entre o consumidor e uma marca começa pela troca. De um lado, está o consumidor com uma necessidade específica e, de outro, encontra-se uma empresa  que tem um produto ou um serviço para suprir a demanda.

Esse, por si só, já é um ponto de conexão. Porém, para que a empresa realmente se destaque em seu segmento de atuação do mercado, é necessário que existam vínculos emocionais que superem a relação econômica.

Portanto, procure diversificar seus canais de comunicação, mapeando os meios mais eficientes e adequados para falar com seu público-alvo, além de investir na personalização de conteúdos exclusivos para cada canal.

Produza conteúdos relevantes

No atual contexto, a produção de conteúdo relevante é uma das melhores formas de fortalecer vínculos. Não é por coincidência que empresas dos mais variados portes e segmentos do mercado têm investido em marketing digital.

Nesse sentido, podemos afirmar que o conteúdo relevante é aquele que faz com que o usuário pare, leia, sinta e interaja. Todavia, é válido lembrar que, antes de publicar qualquer conteúdo, os gestores precisam se certificar de que estão aptos a responder e a se responsabilizar por tudo que foi dito nele.

Eduque o consumidor

Ainda no contexto da produção de conteúdo, é correto afirmar que a empresa tem um importante papel na educação nutricional do consumidor, pois isso é a base de um relacionamento forte e verdadeiro — já que vai muito além do simples discurso de venda de produto.

Mas, para fortalecer vínculos, é importante que as ações não sejam esporádicas. É necessário manter o relacionamento com o consumidor de forma contínua e ativa.

Produza com inovação e qualidade

Para concluirmos, não poderíamos deixar de mencionar um dos aspectos de maior relevância em uma estratégia de fortalecimento de vínculos com o consumidor da indústria de alimentos: o desenvolvimento de produtos inovadores e de qualidade.

Os consumidores das novas gerações tem priorizado produtos de alta qualidade e de origem natural, mas também gosta de novidades e de ser surpreendido pelas marcas que consome.

Como vimos, fortalecer vínculos no mercado de alimentos é uma tarefa que está diretamente ligada às ações de comunicação e de relacionamento com o consumidor. Além disso, é preciso priorizar a transparência e a autenticidade em toda a cadeia de produção.

Gostou das nossas dicas sobre como fortalecer vínculos e alavancar as vendas na indústria de alimentos? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!