PORTALRGNUTRI

TAHINE EM TODO LUGAR

julho 20, 2018

Você conhece o tahine? Se trata de uma pasta feita unicamente com sementes de gergelim, típica da cozinha do oriente médio. Se você já provou receitas como hommus ou babaganuche, provavelmente experimentou o tahine, pois, ele é um dos temperos principais dessas preparações.
Para além da comida árabe, o tahine está se popularizando por ser muito versátil. É possível utilizá-lo para preparar molhos ou substituir a manteiga para passar no pão. Os alérgicos a amendoim o utilizam como substituto da pasta da oleaginosa. Além disso, o sabor untuoso e amendoado do tahine também permite que ele esteja presente em receitas doces, como em biscoitos e brownies.
O tahine chegou para ficar e é só utilizar a criatividade para testá-lo em novas receitas. Quer uma dica de onde começar? Experimente essa salada com molho de tahine:


SALADA DE RAÍZES E TUBÉRCULOS

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Valor nutricional por porção: 115 kcal

Ingredientes
1 batata-doce com casca roxa cortada em cubos médios
1 beterraba com casca cortada em cubos médios
1 cenoura cortada em cubos médios
1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido
2 colheres (sopa) de azeite
½ colher (café) de cominho
Pimenta síria a gosto
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de tahine
1 colher (sopa) de mel
Suco de ½ limão siciliano


Modo de preparo

– Em uma assadeira, coloque os pedaços de batata, a beterraba, a cenoura, o grão de bico, o azeite, o cominho, a pimenta e o sal e misture. Leve para assar em forno médio por, aproximadamente, 40 minutos até ficar dourado e deixe esfriar;
– Em um recipiente, misture o tahine, o mel e o suco de limão;
– Sirva os vegetais assados com o molho.