BLOG

Estrategia em Alimento

Saiba como foi o evento FoodTech Movement em Curitiba e as foodstartups que se destacaram

Como parceiros do movimento, nós da Consultoria RGNutri, levamos conhecimento sobre o Food System e falamos sobre a importância de as indústrias considerarem todo este sistema e as diversas oportunidades que nele existem. Mostramos também empresas que vem se reinventado ao redor do mundo.

Ao longo do evento, 4 startups foram previamente selecionadas para fazerem “pitchs” (apresentações rápidas) de suas soluções ao público, que foi composto por pessoas da indústria de alimentos, de ingredientes, empresários de restaurantes e pessoas interessadas no tema.

Com um júri compostos por 4 parceiros, (RGNutri, Bosch, Novozymes e Coletivo Alimentar) a startup vencedora da segunda edição do FoodTechMovement foi a TNSolutions. A TNS é uma startup de tecnologia química e nanotecnologia. Uma de suas soluções que brilhou os olhos dos jurados, foi a fórmula 100% natural que impacta na qualidade e durabilidade de ovos chamada NANOVO.

O Nanovo foi desenvolvido entre a TNS, Embrapa e Fornari e fornece ao mercado de ovos comerciais benefícios como:

  • aumento da resistência mecânica da casca;
  • aumento do tempo de prateleira de 4 para 10 semanas (com 100% dos ovos viáveis);
  • higiene e limpeza da casca em um novo nível, com segurança frente à microrganismos patogênicos.

Atualmente a indústria de ovos comerciais no Brasil tem um volume de ~39Bi/ano. Desse montante, em média 5% acaba se perdendo durante seu processo.

Além deste prêmio, a TNS foi eleita em 2018 uma das 100 startups mais atraentes para o mercado corporativo (pela 100Open Startups).

Sobre as outras startups participantes da batalha:

Favotecnologia: focou em moradores de centros urbanos que tem ou desejam ter uma horta em casa e criou um sistema de horta inteligente “que se cuida sozinha”, a Hortinha tem irrigação automática que rega suas plantas todos os dias, nos horários escolhidos pelo aplicativo de celular, com um app integrado que monitora temperatura e umidade.

Controle na Mão: startup que atua com sistema de gestão para micro, pequenos e médios empresários do ramo de comida e bebida. O sistema de fácil usabilidade desenvolve serviços de entrega delivery, pagamento, emissão de NF, comandas, estoque e gestão de caixa.

Natural Science: startup focada em produtos alimentícios veganos e hipoalergênicos. Foi uma das empresas participantes da primeira edição do programa Shark Tank Brasil (2016) onde recebeu investimentos. Foi pioneira na fabricação de suplementos a base de proteína de arroz no Brasil em 2012 e tem hoje produtos como manteiga vegana, doce de leite e leite condensado a base de leite de côco, queijo vegetal e macarrão lowcarb. Os produtos não precisam de refrigeração e são isentos de ingredientes de origem animal e de glúten.

Mais sobre o movimento:

Idealizado em 2017, o Foodtech movement nasce com o objetivo de criar o primeiro mapa de startups foodtechs no setor de alimentos e bebidas do Brasil.

http://www.foodtechmovement.com.br/

Idealização: Builders / Realização edição Curitiba: Haze

Apoio: RGNutri/Estratégia em alimento, Microsoft, Bosch, Novozymes, Sebrae, Vale do Pinhão.