BLOG

Orientação e bem estar

Vegetarianismo em crianças

Atualmente a alimentação vegetariana vem se tornando cada vez mais comum entre as famílias brasileiras e com isso o vegetarianismo em crianças também vem aumentando.

Esse tipo de alimentação prioriza o consumo de produtos de origem vegetal, excluindo o consumo carnes, aves e peixes, podendo ou não conter ovos e laticínios. Com isso, ela se torna uma alimentação com pouco colesterol e gordura saturada e rica em fibras, antioxidantes e fitoquímicos, o que resulta em diversos benefícios para a saúde. Além disso, quando iniciada na infância, pode contribuir para adoção de hábitos alimentares saudáveis na vida adulta.

As necessidades nutricionais das crianças são diferentes dos adultos e devem garantir o suporte de todos os nutrientes necessários para um crescimento e desenvolvimento adequado.

Importantes sociedades científicas internacionais e o Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região (CRN-3) consideram que uma dieta vegetariana bem planejada é apropriada para indivíduos em todas as fases da vida, incluindo as crianças.

Todos os elementos necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável podem ser garantidos com uma dieta vegetariana. Porém, é necessário ter uma atenção maior para um aporte energético e proteico adequado, além dos níveis de vitamina B12, vitamina D, ácidos graxo ômega-3, cálcio, zinco, ferro e iodo.

Agora que você já entendeu melhor as necessidades nutricionais para as crianças vegetarianas consulte um nutricionista para te ajudar a montar o cardápio variado e balanceado do seu filho.

Referências Bibliográficas:

AMIT, M. Vegetarian diets in children and adolescents. Paediatr Child Health, v. 15, n. 5, p. 303-308, 2010.

SCHURMANN, S.; KERSTING, M.; ALEXY, U. Vegetarian diets in children: a systematic review. European Journal of Nutrition, v. 56, n. 5, p. 1797- 1817, 2017.

CONSELHO REGIONAL DE NUTRIÇÃO. REGIÃO 3. Parecer CRN3 sobre o Vegetarianismo. Disponível em: <http://www.crn3.org.br/Postagens/PARECERES-TECNICOS>. Acesso em 11 de fevereiro de 2019.

PROGRAMA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Alimentação vegetariana em idade escolar. 2016.

SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA. Alimentação para bebes e crianças vegetarianas até 2 anos de idade. Departamento de Saúde e Nutrição. 2018.