BLOG

Estrategia em Alimento

Alimentação para idosos: por que dar atenção a esse público?

Você já parou para refletir sobre a importância dos cuidados com a alimentação para idosos? Uma nutrição adequada na terceira idade é tão (ou até mais) importante do que em qualquer outra faixa etária. Afinal, as pessoas que já viveram mais também necessitam de nutrientes para se manterem saudáveis.

Durante a Idade Média, a expectativa de vida da população era relativamente baixa, devido aos problemas com a fome, doenças e as guerras frequentes. Atualmente, o cenário é outro: a estimativa em 2017, por exemplo, foi de 76 anos no Brasil  — e alguns conseguem superar essa margem com uma certa folga.

Mas, afinal, como fornecer uma alimentação de qualidade para esse público? A seguir, conversaremos sobre a importância da nutrição na terceira idade e mencionaremos algumas dicas importantes para não errar na hora de criar produtos para esses consumidores. Boa leitura!

Qual é a importância da nutrição para idosos?

A terceira idade é uma etapa marcada por mudanças. O metabolismo se torna mais lento e, muitas vezes, a absorção de certos nutrientes fica prejudicada. Além disso, doenças crônicas são muito comuns nessa idade — e a maioria delas pode ser tanto agravada quanto aliviada por meio dos alimentos ingeridos.

No Japão, por exemplo, é comum observarmos uma preocupação bastante alta com a alimentação para idosos. Por lá, as pessoas têm uma expectativa de vida muito alta e não é incomum vermos indivíduos que atingem os 100 anos de idade.

Por isso, ao falarmos sobre a alimentação para idosos, estamos conversando também sobre longevidade. Hoje, percebemos que é preciso envelhecer com dignidade e muita qualidade de vida.

Outro aspecto muito importante é o fato de mudanças fisiológicas ocorrerem ao longo do tempo. Alguns deles incluem a mudança no paladar (que se torna mais seletivo), a perda de massa muscular ou o fato de morarem sozinhos e apresentarem problemas de locomoção. Fatores como esses devem ser levados em consideração na hora da elaboração de refeições práticas, saudáveis e saborosas.

Assim, é possível que os idosos vivam mais e melhor, sem precisar abrir mão de seus hobbies e paixões. Um estilo de vida saudável e ativo é, sem dúvidas, o melhor método de prevenção para doenças e a chave para uma vida mais longa.

Como melhorar a alimentação para idosos?

A seguir, veremos algumas maneiras de fornecer uma alimentação de qualidade para os idosos:

Traga alimentos nutritivos

Nutrientes variados em quantidades adequadas, dentro da matriz complexa de cada alimento são a chave para uma boa alimentação ao longo da vida, e especialmente na terceira idade. Merecem destaque nessa fase as proteínas, o ômega 3 e o cálcio, que atuam na manutenção da massa muscular, da capacidade cognitiva, e da estrutura óssea, respectivamente. Portanto, devem ser prioridade em qualquer tipo de produto, e se estiverem naturalmente presentes, tanto melhor.

Invista em produtos de fácil digestão

Outra dica crucial é favorecer a digestibilidade, que pode estar lentificada e prejudicada em algum grau nos idosos. Produtos de fácil digestão e ricos em fibras potencializam a absorção de nutrientes e ajudam a evitar a constipação. 

Fique atento aos teores finais de gordura, açúcar e sal

A obesidade é um problema recorrente na terceira idade, assim como o diabetes e a hipertensão. Todo o padrão alimentar pode contribuir para a prevenção ou controle dessas condições, mas as gorduras, o açúcar e o sal são considerados “nutrientes de atenção” nesse cenário, e deve ter sua qualidade (exemplo: priorizar gorduras “boas”), e teores controlados nos produtos para esse público.

Aposte em produtos de preparo simples

O quesito praticidade é especialmente importante para os idosos, que muitas vezes não têm grande motivação para preparar suas refeições, além de poderem apresentar algum prejuízo á mobilidade. Produtos que congreguem riqueza nutricional e simplicidade no preparo podem ser grandes aliados. 

Capriche nas embalagens

Por fim, uma boa dica para incentivar uma alimentação saudável entre os membros da terceira idade é investir em boas embalagens. Elas devem ser simples de abrir e conter todas as informações de forma clara. Prefira fontes grandes e invista na centralização de pontos cruciais, como o modo de preparo e as informações nutricionais do produto.

Como podemos ver, a indústria de alimentos para idosos pode ajudar bastante na promoção da longevidade com qualidade. Além disso, o investimento nesse setor se mostra como uma excelente oportunidade para as empresas, já que esse é um mercado em crescimento.

Conhece alguma dica que foi deixada de fora no artigo? Gostaria de elucidar alguma questão sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo!