BLOG

Estrategia em Alimento

Alimentos para veganos: Como o setor de alimentos precisa estar atento a esse segmento?

O veganismo é um estilo de vida cada vez mais popular, no qual uma pessoa não consome itens de origem animal (ou seja, carnes, ovos, frios, peixes, laticínios, mel etc.), especialmente na alimentação, mas podendo se estender para vestuário, cosméticos ou outras áreas. Por isso, investir em alimentos que atendam aos critérios veganos tem sido algo cada vez mais necessário para a indústria alimentícia.

Para os veganos, os nutrientes necessários para manter uma vida saudável são adquiridos por meio de verduras, legumes, frutas, cereais, grãos, oleaginosas, entre outros produtos de origem vegetal. Além de se preocupar com a saúde, essa restrição alimentar tem a ver também com a consciência e respeito por outros animais e pelo meio ambiente.

Fizemos este post indicando as iniciativas que o setor alimentício pode tomar para estar mais atento a esse segmento. Tem interesse em saber mais? Então continue acompanhando a leitura!

Diferenças entre os movimentos que reduzem ou excluem o consumo de alimentos de origem animal

Para entender melhor sobre o veganismo, é importante saber diferenciá-lo de outros padrões alimentares, como o vegetarianismo. Esse segundo pode estar relacionado à diversas razões, como ética, religião ou saúde, que conduzem à não ingestão dos diferentes tipos de carne (bovina, suína, caprina, de frango, peixe e frutos do mar). No entanto, dependendo da linha que seguem, os vegetarianos podem optar por consumir ovos, leite e derivados em sua alimentação, o que torna esse padrão alimentar mais flexível do que o veganismo.

Por sua vez, o veganismo tem um viés político mais pronunciado, simbolizando a luta contra a exploração animal e resistência à tortura de seres vivos. Assim, ele  assume uma postura ativista, que inclui as escolhas alimentares.

Além disso, mais recentemente uma nova corrente foi inaugurada: a dos flexitarianos (também conhecidos como semi-vegetarianos), que são aquelas pessoas que decidem diminuir o consumo de alimentos de origem animal, ainda que não o excluam por completo. Nesse sentido, existem movimentos como o Segunda Sem Carne, a fim de reduzir o intenso consumo de produtos pecuários. Assim como o veganismo, o flexitarianismo, que é ainda mais flexível que o vegetarianismo, vem se popularizando. 

A importância do setor alimentício

Como o veganismo cresceu em grande número nos últimos anos, é importante que empresas do segmento alimentício ofereçam produtos voltados a esse público.

Antigamente, era comum os veganos optarem por cozinhar sua própria comida, por conta da falta de estabelecimentos com opções veganas no cardápio. Entretanto, com uma maior conscientização em relação ao movimento, diversos estabelecimentos adaptaram sua cozinha ou já foram inaugurados dentro da lógica vegana, passando a oferecer uma maior diversificação de pratos sem carne ou derivados. Dessa forma, vêm atraindo novos clientes, aumentando o alcance do seu público-alvo e conquistando mais credibilidade e lucratividade

Dicas para entender mais sobre os alimentos para veganos

As dicas a seguir podem ser muito úteis para compreender e contribuir com o veganismo. Confira!  

Faça pesquisa de mercado

A pesquisa é essencial para todo bom negócio. Procurar saber mais sobre os alimentos de preferência do público vegano ajuda a montar um cardápio atrativo e, consequentemente, auxilia na prospecção de clientes.

Leia conteúdos sobre veganismo

Para conhecer mais sobre um movimento, é preciso entender como os seus adeptos pensam. Para isso, nada melhor que buscar por literaturas especializadas no assunto, que ofereçam conteúdo seguro e de qualidade.

Busque referências gastronômicas veganas

Uma outra característica forte do veganismo é a sua qualidade gastronômica. Por não incluir alimentos de origem animal, a criatividade é marcante na elaboração de receitas que sejam, ao mesmo tempo, saborosas e capazes de suprir as demandas nutricionais diárias. Portanto, inspirar-se nessa gastronomia só traz benefícios.

Conheça empresas que adotam esse cardápio

A melhor forma de conhecer a comida vegana é consumindo. Muitas pessoas, por puro desconhecimento, têm a ideia de que alimentos que substituem a carne têm um gosto ruim ou que pratos compostos apenas por vegetais podem não “ter graça”. Permitir-se experimentar a culinária é importante para quebrar paradigmas e criar mais empatia com esse estilo de vida.

Como visto, dar mais atenção aos alimentos para veganos na sua empresa é importante para fazer com que seu negócio cresça nesse novo milênio, ganhando reconhecimento por colaborar com a inclusão de diversas pessoas e movimentos, além de contribuir com a luta por uma causa nobre.

Gostou deste post? Então compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam a importância da atenção do setor alimentício para o veganismo!