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Orientação e bem estar

Mais tempo brincando pode ajudar seu filho a crescer saudável!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a primeira infância é um período onde começam as formações de hábitos e costumes, que podem estar presentes no restante da vida da criança.

Atualmente, 23% dos adultos e 80% dos adolescentes não praticam exercício físico suficiente e, por isso, os padrões de estilo de vida da família, desde a infância, são essenciais e influenciam diretamente as escolhas futuras de seus pequenos.

Prezar pela qualidade e garantia de um bom sono de seus filhos e incentivá-los a praticarem exercícios físicos, podem reduzir o sedentarismo, prevenir a obesidade infantil e possíveis doenças associadas.

Além de melhorar a saúde física das crianças, o bem-estar mental, o desenvolvimento sensório-motor, o equilíbrio e a coordenação, a curiosidade e até mesmo os vínculos afetivos são aprimorados e aguçados com brincadeiras ativas.

Abaixo, colocamos pra vocês as recomendações da OMS e um link de todas as atividades e brincadeiras que você pode fazer junto com seus filhos e ajudá-lo a criar hábitos saudáveis e divertidos logo no início da vida.

Bebês (menos de um ano):

  • Devem estar fisicamente ativos várias vezes ao dia de várias maneiras, particularmente por meio de brincadeiras interativas no chão; quanto mais melhor. Para aqueles que ainda não se movem, isso inclui pelo menos 30 minutos em posição de bruços, repartidos ao longo do dia enquanto acordados.
  • Em momentos de inatividade, recomenda-se que um cuidador leia ou conte histórias.
  • Devem ter 14 a 17 horas (0 a 3 meses de idade)ou 12 a 16 horas (4 a 11 meses de idade) de sono de boa qualidade, incluindo cochilos.

Crianças de 1 a 2 anos de idade:

  • Devem passar ao menos 180 minutos em uma variedade de atividades físicas em qualquer intensidade, incluindo exercício físico de intensidade moderada a elevada, distribuída ao longo do dia; quanto mais, melhor.
  • Para aquelas com 2 anos de idade, o tempo sedentário em frente a telas não deve ser superior a uma hora; quanto menos, melhor. Em momentos de inatividade, recomenda-se que um cuidador leia ou conte histórias.
  • Devem ter de 11 a 14 horas de sono de boa qualidade, incluindo cochilos, com horários regulares para dormir e acordar.

Crianças de 3 a 4 anos de idade:

  • Devem gastar ao menos 180 minutos em vários tipos de exercícios físicos em qualquer intensidade, das quais pelo menos 60 minutos de intensidade moderada a elevada, repartidas ao longo do dia; quanto mais, melhor.
  • Devem ter de 10 a 13 horas de sono de boa qualidade, que podem incluir cochilos, com horários regulares para dormir e acordar.

Acesse o site abaixo e descubra quantas brincadeiras você pode fazer com as crianças, mesmo sem sair de casa!

http://cultura.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/Cartilha-jogos-e-brincadeiras-das-culturas-populares-na-Primeira-Infancia.pdf