BLOG

Orientação e bem estar

Semana Mundial do Aleitamento Materno incentiva rede de amparo para êxito na amamentação

Entre os dias 1 e 7 de agosto acontece, em mais de 170 países, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, este ano com tema Empoderar os pais, favorecer a amamentação, em inglês “Empower parents, enable breastfeeding”.

Durante o lançamento desta campanha no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou a habilitação de 39 Hospitais Amigos da Criança, os quais têm o propósito de reforçar o auxílio à saúde da gestante e seu filho.

            A rede de amparo para a amamentação, que está no centro do tema,  visa abranger família, amigos, profissionais da área da saúde e também empresários que podem favorecer a amamentação plena. Um exemplo são as Salas de Apoio à Amamentação, presentes em empresas, nas quais as lactantes podem durante seu período de trabalho retirar o leite e conservá-lo de maneira segura para depois levar para sua casa.  

O objetivo desta iniciativa é, através do aleitamento, obter melhora na saúde dos recém-nascidos e também proteger a saúde materna, uma vez que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), este ato poderia prevenir até 20.000 mortes causadas por câncer de mama e também diminuiria riscos para diabetes tipo 2 e cardiopatias.

O aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses de idade e complementar até dois anos, como preconizado pela OMS, sendo a fonte mais completa de nutrientes para a criança. Essa ação fortalece o vínculo mãe e filho, previne alergias, infecções respiratórias e  diarreia, além de na vida adulta diminuir o risco de desenvolvimento de patologias como sobrepeso e obesidade, hipertensão e diabetes.

Com a campanha espera-se que haja maior envolvimento de toda a rede na promoção do aleitamento, visto que esta prática não precisa ser uma responsabilidade exclusivamente materna; Almeja-se também expandir o conhecimento acerca do tema e promover maior adesão consequentemente.

Referências Bibliográficas:

Semana Mundial da Amamentação 2019. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/events/detail/2019/08/01/default-calendar/world-breastfeeding-week-2019>. Acesso em: 05 de agosto de 2019.

Semana Mundial do Aleitamento Materno. Disponível em: <http://worldbreastfeedingweek.org/>. Acesso em: 05 de agosto de 2019.