BLOG

Orientação e bem estar

Dia Nacional da Saúde

O dia nacional da saúde é celebrado todos os anos no dia 05 de agosto, aqui no Brasil.

Além de relembrar os feitos de Oswaldo Cruz (a data foi escolhida como homenagem ao seu aniversário) que foi um dos principais responsáveis pela erradicação de algumas epidemias no século XX, como a peste, a varíola e outras doenças infectocontagiosas, esta data tem como objetivo a conscientização da sociedade em geral, sobre a importância da educação sanitária, propondo valores como a importância do autocuidado com a saúde.

Algumas epidemias, bem como o recente surto de sarampo que atinge determinadas áreas do país, tornam a data mais relevante, fazendo com que a campanha de vacinação vigente receba uma atenção primaria e fundamental, na importância da promoção da saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social, conquistados no decorrer dia-a-dia através de fatores, como uma alimentação balanceada; sono regular; exercício físico; cuidados com a higiene pessoal; entre outros.

Então, cuide de sua saúde e conte com um profissional nutricionista, pois como disse Arthur Schopenhauer, “o maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem”.

Referencias

Dia nacional da saúde – Disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-saude/, Acesso em: 05 de agosto de 2019.

Dia nacional da saúde – calendário – Disponível em: https://www.smartkids.com.br/data/5-agosto-dia-nacional-da-saude, Acesso em: 05 de agosto de 2019.

SEGRE, Marco; FERRAZ, Flávio Carvalho. O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública, v. 31, n. 5, p. 538-42, 1997.