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Estrategia em Alimento

Comfort food: entenda como despertar as melhores sensações nos consumidores

Para grande parte dos consumidores, a alimentação está muito além de simplesmente ingerir comida. O ato de se alimentar envolve, além de sabor, aroma e textura do alimento, memórias gustativas que podem gerar sensações de aconchego, nostalgia e conforto. E é justamente nesse ponto que entra o conceito de comfort food.

A tendência está ganhando cada vez mais espaço no setor alimentício e, portanto, preparamos este conteúdo para que você entenda o que significa comfort food e por que vale a pena apostar nessa ideia. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

O que é comfort food?

Como consta no próprio termo, trata-se do conceito de usufruir de uma “comida de conforto”. Isto é, que desperta emoções de aconchego e alegria, nos remetendo a momentos especiais — como uma viagem marcante, um almoço em família ou um episódio da infância (o sabor de um prato que só nossas avós sabiam preparar).

Comfort food é uma tendência que está conquistando cada vez mais adeptos pelo mundo e, para atender a essa demanda, muitos restaurantes estão indo em direção contrária ao fast food e oferecendo alimentos mais saudáveis e “confortáveis”.

Quais as principais características do comfort food?

Cada pessoa tem seu próprio comfort food, ou seja, um tipo de alimentação ou prato em específico que tem ligação com sua trajetória e história de vida. Estamos nos referindo a muito mais do que um alimento para nutrir o corpo. A ideia se baseia em consumir uma comida para a alma.

Dito isso, uma das principais características do comfort food é que os pratos sejam derivados da comida caseira, pois a ideia é transmitir a sensação que foi preparada por alguém especial.

Além disso, o comfort food se caracteriza, principalmente, por pratos que, embora sejam simples, são ricos em sabor, fartos e capazes de estimular as melhores sensações e memórias nas pessoas.

Resumindo, comfort food é uma alimentação com aparência e aroma de comida caseira, o que acaba elevando o simples ato de comer a um estado de espírito. É por isso que o conceito tem sido atribuído ao marketing sensorial e de nostalgia.

Por que o comfort food tem ligação com marketing de nostalgia?

De forma simplificada, marketing de nostalgia é um conjunto de estratégias que têm como finalidade usar temas do passado dos consumidores para despertar emoções e, por consequência, desejo em adquirir determinados produtos que façam com que eles revivam boas memórias. Dessa forma, o marketing nostálgico utiliza lembranças para provocar sentimentos poderosos, em especial se estivermos falando sobre o público Millennials.

O comfort food, de sua maneira, segue pelo mesmo caminho, pois, além de ter surgido para ir contra a mecanização do preparo de alimentos — algo que se tornou comum devido às rotinas estressantes e agitadas —, tem a finalidade despertar sentimentos positivos nas pessoas, incluindo a nostalgia, para que eles se sintam à vontade em consumir.

Como as marcas têm utilizado conceito de marketing de nostalgia?

Algumas organizações mais famosas do mundo já começaram a apostar em marketing de nostalgia para agradar às preferências da geração atual. Entre elas, podemos citar:

  • Netflix — você já ouviu falar sobre Stranger Things, correto? Pois bem, a série se tornou um fenômeno pelo fato de ser ambientada nos anos 1980 e ter uma grande carga de referências a filmes, séries e músicas clássicas da época;
  • Apple — aproveitando a onda do marketing nostálgico, a gigante convidou o Cookie Monster (personagem da Vila Sésamo, de 1970) para apresentar as atualizações do iPhone 6;
  • Nintendo — por si só, essa marca já é pura nostalgia, mas recentemente a empresa agiu estrategicamente anunciando o lançamento do NES Classic Edition em uma versão pequena e com 30 jogos instalados na memória.

Como aderir à tendência do comfort food?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre o assunto, mostraremos algumas práticas para implementar o conceito de comfort food em sua empresa e conquistar novos públicos.

Produtos caseiros

Pães, bolos e doces caseiros podem ser uma ótima maneira de acrescentar um tom de comfort food a seu cardápio de produtos. Por isso, procure oferecer esse tipo alimento, de preferência se for produzido em seu próprio estabelecimento.

Não se esqueça de apostar em uma apresentação nostálgica, ou seja, embalagens que valorizem o fato de o produto ser caseiro e com uma identidade visual que remeta o consumidor à sensação de conforto.

Alimentos orgânicos

Além de apresentarem propriedades especiais e serem muito mais saudáveis, os alimentos orgânicos são ótimos insumos para o comfort food. Afinal, seu público pode lembrar da época que pegava frutas diretamente da árvore nas férias, não é verdade?

Lembre-se de que é preciso conhecer bem o perfil de seus consumidores para investir em estratégias certeiras e garantir que um bom índice de vendas.

Cafés

O café poderia ser considerado a porta de entrada para uma refeição comfort food clássica, não é? Considere oferecer a seus fregueses diferentes tipos de café, abrangendo desde os mais elaborados até os mais tradicionais, de modo que encante os clientes e gere uma experiência de consumo agradável.

Simplicidade

Por fim, aproveite essa onda, que tem feito com que o público em geral se interesse pela alimentação de qualidade nutricional, e ofereça pratos memoráveis em seu estabelecimento. Estamos nos referindo a uma alimentação que, embora seja mais simples, seja repleta de sabor, aparência e aroma.

Como você pôde conferir neste conteúdo, comfort food é um conceito amplo que está se tornando mais comum por conta das mudanças no comportamento de consumo das novas gerações. Garantir que seu negócio ofereça esse tipo de alimentação é alinhar o negócio com os desejos do público.

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