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Estrategia em Alimento

Consumer Journey: como pode ajudar as empresas de alimentos?

Consumer Journey, ou Jornada do Consumidor, como também é conhecida, é um dos elementos mais importantes que compõe a essência do Inbound Marketing. Sua finalidade é acompanhar as mudanças no comportamento do público em relação às marcas que consome e interagir de modo que atenda às suas necessidades.

Além disso, ela é responsável por proporcionar conhecimentos importantes sobre o público-alvo do negócio, como em qual estágio do funil eles se encontram e quais são as medidas mais adequadas a serem tomadas para transformar cada lead em um novo comprador.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba o que é Consumer Journey, quais são seus estágio e por que esse conjunto de ações é tão importante para empresas da indústria de alimentos. Acompanhe a leitura para conferir!

O que é Consumer Journey?

É todo o processo pelo qual um indivíduo passa até que tome a decisão de comprar um produto ou serviço e se torne, de fato, um consumidor da marca. A Consumer Journey é integrada por diferentes etapas, nas quais o grande desafio é elevar a taxa de conversão por meio da construção de um bom e duradouro relacionamento com o cliente, levando-o à fidelização.

Esse processo abrange tudo o que um cliente em potencial precisa fazer até que decida se vai comprar o produto ou serviço da marca. Para que você tenha uma noção da importância da Jornada do Consumidor, cerca de 67% dos consumidores desistem da compra antes de alcançar a etapa final, de acordo com um relatório da SiriusDecisions.

Existem diversos fatores pelos quais isso acontece, sendo um dos principais a grande diversidade de perfis de clientes. Cada um desses perfis exige um certo nível de informação para que possa avançar para a etapa posterior. Portanto, é imprescindível oferecer conteúdo de qualidade e relevância para ajudar no processo de decisão.

Quais são os estágios da Consumer Journey?

Agora que você já tem um noção mais ampla sobre o que é Consumer Journey, mostraremos quais são as etapas que compõem.

Aprendizado e descoberta

Na primeira etapa, o consumidor já conhece sua marca, porém ainda não entende todos os benefícios e atributos que o produto ou serviço pode proporcionar para solucionar seu problema.

É possível que ele se lembre de sua empresa, mas não tenha interesse em comprar com você. E é exatamente por isso que é fundamental fornecer conhecimento para ele — em forma de conteúdos informativos — que destaquem a proposta de valor do seu negócio.

Reconhecimento do problema

Nesse estágio, o seu cliente em potencial já reconheceu que tem uma necessidade e, agora, está em busca de forma para resolvê-lo. A partir desse ponto, ele vai querer conhecer a fundo o que sua marca tem a oferecer e qual a alternativa mais adequada para seu perfil.

Destacando que nessa etapa, a maioria dos consumidores procurará por referências e avaliações de outras pessoas que já compraram algo de sua empresa, para se informarem tanto em termos de qualidade de produto/serviço quanto de atendimento/relacionamento.

Consideração

Aqui, o consumidor já está colocando em evidência todos os prós e contras de comprar com você e, portanto, entrará em contato para saber mais sobre a empresa e tirar dúvidas mais específicas sobre que tipo de solução você propõe para a necessidade dele.

Essa é a hora de investir em influenciar o seu comportamento de compra para que ele reconheça que sua oferta é a melhor do mercado.

Decisão

Por fim, o consumidor já teve todas as suas dúvidas sanadas e está pronto para realizar a compra. Contudo, é importante manter o nível do relacionamento e esclarecer quais são os diferenciais competitivos que sua marca oferece em relação à concorrência, sempre destacando os benefícios e atributos que ela proporciona, para que ele continue seguro em sua decisão.

Quais os benefícios que a Consumer Journey proporciona?

Há uma grande variedade de vantagens em utilizar o conceito de Jornada do Consumidor em sua empresa, em especial no setor alimentício que é um dos mais competitivos do mercado. Acompanhe e leitura para conhecer os benefícios!

Aumenta a produtividade da equipe de vendas

Se a sua marca não tem o hábito de mapear a Consumer Journey dos clientes, o time de vendas terá grandes dificuldades para saber em qual estágio de compra o consumidor se encontra e, por consequência, qual a melhor abordagem a ser adotada.

Sendo assim, um dos pontos positivos de aderir a esse processo é que você evita o desperdício de tempo e recursos do time de vendas, permitindo que os profissionais saibam exatamente onde os leads estão e possam direcionar seus esforços, aumentando a chance de fechar negócio.

 Permite criar conteúdos mais direcionados

Entender em qual etapa da jornada o cliente está é crucial para que a marca desenvolva conteúdos segmentados. Dessa forma, a empresa é capaz de orientar o consumidor da melhor maneira possível, proporcionando materiais úteis de acordo com o seu estágio, o que o ajuda a avançar pelo funil de vendas e concretizar a compra.

Define as estratégias

Elaborar conteúdos úteis é um dos passos mais importantes e complementares de outras ações que influenciam o consumidor a prosseguir pelas etapas da jornada de compra e possa chegar à decisão.

Existem inúmeras ferramentas para propagar os conteúdos produzidos, como:

  • e-mail marketing;
  • blogposts;
  • e-books;
  • SEO;
  • links patrocinados;
  • redes sociais.

E muito mais.

Cria vínculos

Estabelecer um relacionamento sólido com o cliente não é uma tarefa fácil, principalmente em um cenário altamente competitivo como o atual mercado de alimentícios, no qual surgem novas empresas e tendências inovadoras quase todos os dias.

No entanto, a Consumer Journey fornece as informações necessárias sobre seu público-alvo para que a marca trabalhe na retenção e fidelização dos clientes. Ao conhecer melhor as pessoas que se interessam por seu produto, se torna mais fácil conquistá-las e criar vínculos consistentes.

Como uma estratégia especializada em estratégias de alimentos pode ajudar?

Ao contratar os serviços de consultoria de uma empresa consolidada no mercado de produtos e serviços alimentícios, seu negócio terá a garantia de estar lidando com a experiência de profissionais com décadas de atuação no ramo. Isto é, que sabem exatamente como se comporta o consumidor e como as tendências no segmento evoluem com o decorrer do tempo.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, a Consumer Journey é um conjunto de estratégias e ações fundamentais para se estabelecer vínculos com o cliente e conduzi-lo até a concretização da compra. Além disso, essa ferramenta aumenta a taxa de fidelização e ajuda sua marca a se posicionar melhor no nicho em que atua.

Este conteúdo foi útil para você? Então entre em contato com a gente para saber mais sobre como podemos ajudar seu negócio!