buscar:      

siga-nos:


Tire Todas as Suas Dúvidas Sobre a Água
Saúde & Performance - Hidratação

Por que a água é vital para o organismo?

A água é essencial para que outros nutrientes funcionem apropriadamente dentro do corpo.

 

As principais funções são:

  • Fornecer material as células e proteger os tecidos corporais;
  • Controlar a pressão do corpo, ou seja, a manutenção do balanço apropriado entre a água e os eletrólitos;
  • Fazer parte do sangue. É o maior meio de transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes das células. É também transportadora de produtos indesejáveis que são eliminados pelos rins;
  • Participar das funções dos nossos sentidos como, por exemplo, visão e audição. Os olhos também são envolvidos por líquidos, que refletem a luz;
  • Regular a temperatura corporal. A água é o maior constituinte do suor. Através da evaporação da pele, ocorre a dissipação do excesso de calor.

Quanta água circula no corpo?

Em média, possuímos 70% de água no nosso organismo. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60kg, deve ter mais ou menos, 42 L de água em sua constituição.

Quanta água é gasta normalmente em um dia?

Excreção
Urina 1200 ml
Fezes 100 ml
Suor 400 ml
Pulmões 300ml
Total 2000 ml

 

Qual é a ingestão diária de água indicada

Aproximadamente 2L, o que representa 8 copos médios.

Chás e sucos são substitutos?

Sim, mas é válido lembrar que sucos, além de água também tem calorias. Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou chá descafeinado, que são ótimos hidratantes.
Boas opções para sua hidratação: sucos diluídos em água (maracujá, abacaxi, caju, etc), sorvetes de frutas, café ou chá descafeinados, sportdrinks, limonada, sopas, chás de ervas, frutas e hortaliças aquosas.

O que e melhor: água fervida, filtrada, mineral, aromatizada?

Todos os tipos de água são bons, contanto que estejam livres de microorganismos e contaminantes. Deve ser fervida ou filtrada.

As águas minerais tem propriedades?

Água mineral contém no mínimo 500mg de minerais por litro, mas não possui nenhuma propriedade especial. Água mineral com gás, assim como todas as bebidas gaseificadas, são contra-indicadas para pessoas com distúrbios gastro-intestinais, pois, na maioria dos casos, elas contribuem para agravar o problema. A água sulfurosa ou alcalina sulfídrica, brota de fontes termais e tem a propriedade de ser anti-ácida, laxante e desintoxicante. É indicada para gastrite, úlceras e prisão de ventre.

E se a pessoa não tem uma boa hidratação, quais as conseqüências/complicações?

As situações são diversas: intestino preso, celulite, problemas renais, pele e cabelos ressecados e desidratados. Em casos extremos, pode levar até a morte.

E os casos de quem tem a ingestão de água limitada como, por exemplo, quem faz diálise?

Os pacientes em diálise possuem insuficiência renal, ou seja, o rim não trabalha direito, e com isso, existe a dificuldade de excreção da água. Se o paciente ingere quantidade acima da capacidade de excreção, ele retém desencadeando edema (inchaço).

O excesso de água pode prejudicar?

O excesso de água será eliminado pelos rins, não chega a ser prejudicial, apenas uma sobrecarga para o sistema renal. Em casos extremos o excesso pode provocar um sério desequilíbrio de vitaminas e minerais. A pessoa deve deter-se a tomar a quantidade adequada de acordo com sua necessidade.

Quais os principais aspectos que devem ser levados em consideração na hora de comprar a água?

A água deve manter suas características organolépticas, ou seja, deve estar inodora, insípida e incolor. Portanto, na hora de comprar, lembre-se sempre de conferir essas características. É importante também observar o estado de conservação das embalagens e se a garrafa ou copo está devidamente lacrada.

O que fazer para aumentar a minha ingestão de água?

  • Obrigue-se a tomar água;
  • Deixe sempre uma garrafinha na mesa do escritório, na sala de aula, no carro, etc;
  • Acompanhe todas as refeições e lanches com um pouco de água (nessa ocasião, no máximo um copo, pois o excesso pode atrapalhar a digestão);
  • Observe sempre a cor da urina, quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de se tomar água;

Comece o dia com um copo de água... e nunca chegue ao final dele com menos de 8 copos...