buscar:      

siga-nos:


O Que Fazer se Meu Filho Tem o Intestino Preso
Saúde & Qualidade de Vida - Crianças

A obstipação intestinal, popularmente conhecida como intestino preso ou prisão de ventre, é uma condição bastante comum entre as crianças, caracterizada pela dificuldade de evacuação.

E a alimentação é a melhor solução para curar e prevenir a obstipação, uma vez que através de diferentes manipulações na dieta que seu filho pode-se ter as funções intestinais regularizadas. Para sanar esse problema, aí vão algumas dicas:

 

  • É importante que as refeições sejam realizadas em horários regulares, evitando "beliscar" durante o dia. Assim, o volume das refeições contribuem para a melhora do reflexo intestinal;

  • As Fibras, que são a porção não digerível do alimento, aumentam o volume das fezes, fazendo seu tempo de trânsito intestinal diminuir e o intestino funcionar mais vezes. Os alimentos fontes de fibras são as frutas (ver restrições abaixo), verduras, legumes e alimentos integrais. Inicie desde a introdução desses alimentos.

  • Diminua o consumo das frutas consideradas obstipantes. São elas: maçã, jabuticaba, goiaba e, dependendo da tolerância individual, em algumas pessoas, o caqui ou a banana maçã podem ser obstipantes.

  • Aumente o consumo das frutas laxantes, ou seja, aquelas que aumentam os movimentos intestinais, como ameixa preta, mamão, manga, kiwi, laranja com bagaço, abacaxi. Em casos mais graves de obstipação, prepare uma papa misturando várias dessas frutas.

  • E lembre-se: o sucesso de uma dieta rica em fibras depende também da ingestão adequada de líquidos, principalmente a água. Por isso, os ofereça regularmente às crianças. Caso contrário, o aumento da ingestão de fibras pode resultar no efeito contrário, ou seja, o intestino pode ficar ainda mais preso pela diminuição da umidade do bolo alimentar.