buscar:      

siga-nos:


Hambúrguer
Saúde & Qualidade de Vida - Curiosidades

No século XIII, os cavaleiros tártaros transportavam na sela de seus cavalos, a dura carne da qual iriam se alimentar. Após horas de galopes, a carne já estava totalmente moída, e os cavaleiros a chamavam de bife tártaro. Após 500 anos, esse alimento chega a Hamburgo, na Alemanha, e passou a se tornar um hábito da população.

Os alemães, já no Século XIX, levaram aos Estados Unidos o mesmo preparo, que na ocasião era servido grelhado com cebolas. Ainda neste século, uma rede americana de restaurantes incluiu em seu cardápio um sanduíche recheado com essa preparo, transformando-se no autêntico hambúrguer, um sanduíche apreciado e consumido por todas as culturas do mundo.

Do ponto de vista nutricional, o sanduíche de hambúrguer apresenta os três grupos de nutrientes necessários para o corpo. O pão, rico em carboidratos fornece energia para as funções em geral. A carne contém proteína, nutriente essencial para formação e reparação de todos os tecidos do corpo, e fundamental para o crescimento. E a alface e tomate, tradicional na montagem do sanduíche, apesar de estarem em pequena quantidade, contêm as vitaminas, minerais e fibras, responsáveis por controlar as reações do corpo, além de incentivar a criança a consumir este grupo de alimentos.

No entanto, o grande inconveniente do hambúrguer é o excesso de gordura em sua composição. Muitas vezes, dispensar a maionese pode ser uma boa saída para não desequilibrar o sanduíche. Para completar as vitaminas e minerais, o ideal é que seja consumido junto um suco natural.

Pela boa aceitação, o hambúrguer pode ser utilizado em refeições caseiras e desta forma se tornar mais saudável. Uma refeição com salada de folhas e legumes, arroz e feijão pode ter na sua composição um hambúrguer grelhado ou assado.

Devemos lembrar que a proteína é um nutriente importante no crescimento e desenvolvimento infantil, e cardápios com bifes e frango podem se tornar monótonos e, se consumidos em pequenas porções, não oferecem as quantidades de proteínas necessárias ao desenvolvimento.

Composição nutricional do hambúrguer (por unidade)

Kcalorias Carboidrato Proteínas Gorduras
104.2 zero 12.1 6.22

Composição média do sanduíche de hambúrguer

Kcalorias Carboidrato Proteínas Gorduras
301.3 40.2 18.3 7.5